FANDOM


O OmniProject (anteriormente chamado de The OmniProject) foi um projeto colaborativo do Universo Ben 10, idealizado por VinhoGiles e elaborado por Entidade Sombria junto com o Leviny.

O projeto foi caracterizado pela criação dos omnipoints, um tipo de recompensa à edições dos usuários. Estes omnipoints, ganhados pelo número de edições principais, poderiam ser gastos na OmniStore comprando vários itens personalizáveis: fundos de chat, fundos de comentários, etc.

O OP foi um sucesso nos primeiros dias, e ainda mais com as suas atualizações. Porém, em outubro de 2013, o projeto começou a sofrer uma crise que levou ao seu encerramento, em dezembro.

Por algum tempo, foi projetado o Herowiki, que seria um sucessor do OmniProject.

História

Primeiros passos

O OmniProject foi iniciado no dia 2 de Julho de 2013, como uma versão beta disponível apenas para 10 usuários durante quatro dias. Após todos os testes bem sucedidos, o projeto foi expandido e finalmente se tornou disponível para todos os usuários que quisessem se inscrever, no dia 6 de Julho. Todo mundo se familiarizou rapidamente, e de uma hora para outra, já estavam utilizando seus Omnipoints para trocar por novos itens na OmniStore. 

OmniProjectHeader

Versão 2.0

Com seu retorno, VinhoGiles deu uma repaginada no visual do OmniProject. Mais tarde, ele e Entidade Sombria trabalharam numa super-atualização que traria incríveis melhoras ao projeto. Além da adição da wikitag "OmniProject" que facilitava ao invés de usar predefinições.

Em agosto de 2013, a versão 2.0 do projeto foi lançada. Esta versão trazia as seguintes novidades:

Nova organização de páginas

No começo, todas as páginas e configurações do Omniproject eram acessíveis em um blog do Entidade Sombria. Então, com a versão 2.0, foi decidido que a OmniStore, os Depósitos, as Instruções e a página principal teriam páginas individuais no namespace OmniProject:Página, que havia sido instalado recentemente no Universo Ben 10.

NovoDep

Novo depósito

Novos depósitos

No início, os depósitos eram predefinições. Na versão 2.0, os depósitos ficariam no diretório OmniProject:Depósito/nomedeusuário para facilitar a localização de cada depósito. Eles ganharam um novo visual de acordo com o visual da wiki, ficando mais modernos e chamativos.

Novo sistema de compras

No início do projeto, as compras eram feitas por meio de comentários da página. Com a versão 2.0, um sistema de formulários já encontrado no antigo Planeta Ben 10 Cashs foi reaproveitado como alternativa mais fácil para as compras do OmniProject. Na OmniStore, havia vários botões "comprar" embaixo dos itens; ao clicar nesses botões, o usuário era levado a preencher um formulário com informações sobre o item, omnipoints totais do usuário e etc.

O formulário era salvo numa página especial que seria constantemente analisada por um fiscal. Analisando os dados, o fiscal determinaria se a compra poderia ser aprovada ou reprovada, dependendo da classe ou da quantidade de omnipoints disponíveis com o usuário. Tal mudança foi bem recebida pelos usuários.

Manual de Instruções

Na primeira versão do projeto, não havia documentação e nem regulamento para ser seguido pelos usuários cadastrados, porém na versão 2.0 foi criado o manual de instruções, que continha todos os textos que poderiam ajudar os leigos a fazerem as configurações corretas durante a compra. Também eram encontradas várias regras que deveriam ser seguidas para evitar uma possível expulsão do projeto.

Página inicial

A página inicial passou a ser um ponto de partida para as outras áreas do OmniProject. Havia uma lista de blogs com novidades sobre o projeto, assim como um log de atualizações para os usuários ficarem ligados nos novos itens que eram adicionados à OmniStore.

Crise

Por alguns meses, o OmniProject foi um sucesso completo e já integrado a realidade do Universo Ben 10, sendo uma das maiores realizações da equipe da Administração. A partir do mês de Outubro, o projeto começou a sofrer uma crise relacionada aos itens da OmniStore.

Na realidade, a administração não fazia mais ideias de novos itens a serem colocados na loja; e os novos itens já disponíveis não atraiam a atenção dos usuários. Os omnipoints não estavam mais sendo usados em compras pois todos os itens interessantes já estavam em posse dos usuários. Isto, somado com o atraso na atualização dos depósitos por parte do fiscal Zé Luiz, gerou um ciclo vicioso que impedia o projeto de seguir com a sua ideia inicial; o OmniProject estava parado completamente.

Encerramento

No dia 3 de Dezembro de 2013, VinhoGiles finalmente havia convencido Entidade Sombria de que não havia mais nada a fazer em relação ao OmniProject. Conformado, ele postou no fórum o tópico que informava os usuário sobre o encerramento do projeto. Neste mesmo tópico ocorreram provocações por parte de Smallview ao Alto Conselho, o que resultou em uma grande discussão dos usuários com Herbet de Jesus Ferreira (episódio relacionado ao Universo Ben 10 vs The Ultimate Blogger).

Serviços

Omnipoints

Omnipoint era a moeda oficial do projeto, que poderia ser usada na compra de itens da OmniStore. O ganho de Omnipoints era registrado pelo número de edições principais do usuário, sendo que cada edição valeria 100 omnipoints. Tal número era colocado no depósito e subtraído pelos omnipoints já gastos e somado com omnipoints bônus (que poderiam ser adquiridos por meio de maratonas realizadas durante o período do projeto).

Depósitos

Os depósitos eram páginas especiais que registravam o número de omnipoints de um determinado usuário. Omnipoints ganhos, gastos e bônus eram dados mostrados na primeira versão do depósito, porém na versão 2.0, apenas omnipoints ganhos e gastos eram mostrados (o bônus era somado internamente com os omnipoints ganhos).

VinhoGiles e Entidade Sombria trabalharam duro para conseguir criar um depósito que utilizasse o número de edições principais de um determinado usuário para chegar a sua quantidade de omnipoints; este era o famoso depósito automático, que não precisava de um fiscal para ser atualizado (apenas para retirar omnipoints devido às suas compras).

O depósito automático revelou-se impossível por uma impossibilidade do sistema da própria Wikia. A versão 2.0 continuou precisando de fiscais para atualizarem os depósitos dos usuários, o que levou a ser um dos motivos para a crise.

Fiscais

A equipe de fiscalização do OmniProject era muito importante para a manutenção e funcionamento tanto do sistema de compras, quanto a atualização dos depósitos de todos os usuários. Os fiscais geralmente dividem as suas tarefas, também podiam ajudar-se para agilizar o trabalho um do outro. Lista de Fiscais que já contribuíram no OmniProject:

Ranking

O ranking era uma área especial que ficava na página inicial, que mostrava os 10 usuários mais ricos em omnipoints de todo o OmniProject. Era sempre atualizado pelos fiscais, porém ficou parado a partir de Outubro (começo de sua crise).

Sistema de Aulas

O sistema de aulas foi implantado já no início do projeto para servir como um grande incentivo aos usuários. Os que poderiam usar seus omnipoints para comprar cursos de moderador do chat e administrador, teriam que assistir aulas do usuário Matt Stmnterfriniano sobre como ser um bom usuário e trabalhar na moderação e administração.

O serviço durou pouco, pois VinhoGiles era contra a "venda" de cargos. Entidade Sombria procurava manter as aulas funcionando pois quem fosse reprovado nas aulas não teria o cargo; porém foi comprovado que o sistema de aulas proposto por Matt era inconsistente para servir como método de aprovação de novos mods e admins. Pouco tempo depois, o serviço foi suspenso e os usuários que compraram os cursos tiveram seus omnipoints devolvidos.

Maratonas

Maratonas de edições eram comuns oportunidades para os usuários conseguirem bônus de omnipoints. Elas eram iniciadas por blogs de administradores e se concentravam em alguma área do Universo Ben 10: de imagens fanfiction até galerias. As recompensas aos usuários mais esforçados eram prêmios em omnipoints, determinados pelo número de páginas que editavam (cada edição poderia valer mais que 100 omnipoints).

Medalhas

Medalhas eram um tipo de selo que eram colocados na página dos usuários, era um ranking dos omnipoints, ou seja por exemplo se um usuário tivesse 1000 omnipoints ele ganharia um certo selo com a foto de um alien.

Curiosidades

  • ...
  • ...
  • ...

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória