FANDOM

As medalhas são uma ferramente funcional do sistema da Wikia personalizada por todas as comunidades que as ativam, e no Universo Ben 10 estrearam para os usuários no fim de 2011, causando uma revolução no conceito de editar. Com elas também se tem um ranking, cujos usuários nele presentes permanecem invictos até hoje, liderados por Zé Luiz. Em 2013, Zé por sua vez inovou-as para wiki na forma de silhuetas dos alienígenas, como permanecem até hoje. É um grande atrativo até os dias de hoje.

História

Antecedentes

As medalhas foram uma vez conhecidas por um usuário da wikia em 2011, sendo este Artuaii editando a Ben 10 Creating Fans Wiki. Nela, ele se encantou por tal funcionalidade e incentivou um desejo de tê-las em sua wiki digna de todo o seu foco central, a Ben 10 Wiki. Infelizmente, tudo permaneceu no desejo.

Ditadura1478

Assim que Caio1478 se tornou burocrata, ele trata de erguer o design da wiki aos moldes da americana, plagiando códigos, predefinições, a página inicial, e instalando novas funções: o chat e as medalhas. Uma vez funcionando, Artuaii sentiu-se realizado ao pensar que teria a chance de mexer com elas na wiki e trata de começar, até ser advertido por 1478 que queria que elas fossem rigidamente iguais as americanas. Assim, Caio toma vez do projeto em um dia e o estagna no mesmo, forçando a dias depois Arthur rebeldemente insistir em personalizá-las, fazendo Caio aceitar. Logo, lá estavam elas imponentes e muitos usuários admiravam aquilo, e se sentiam impelidos a contribuir puramente para obtê-las, pois elas atizavam o sentido de competitividade. Assim o número de edições cresceram, e muito, agradando a administração. Infelizmente, foram edições tanto boas quanto ruins. Muitos incidentes de colocações inapropriadas de categorias, vandalismos e edições inúteis foram fragados e revertidos por usuários esforçados, mas este foi-se um problema que mais tarde contribuiu para um evento.

Em contra-partido, o trabalho de Artuaii ainda estava incompleto e para isso surge uma figura ilustre - simpatizante ávido com a funcionalidade - vai a página e discussão do administrador e resolve dar dicas ao mesmo e alertas do que precisava melhorar e faltava. Este foi um início para Zé Luiz, que teve todas as suas críticas atendidas, e este por sinal começou como um relâmpago a cada mais tê-las, posicionando-se firmemente no ranketing. Assim a diversão fluía. Sharkaron, Chase matthews, Gabriel Malta, Zé, Artuaii, Armatu15, Yokutopus, Enormossauro Supremo... todos envolvidos em uma competição saudável pelo primeiro lugar. Infelizmente, teve alguns que levaram o "esporte" "na base do truque" e em tempos depois da instalação da medalha, denúncias surgiam delatando Cyber eco por usar táticas subversivas para obter a pontuação necessária, sendo estas edições banais, e elevar-se. Foi-se descutido sobre e ao final, Cyber foi banido por ... mês. Todavia para complicar ainda mais a vida daqueles que se sentiam gostosos com tal sistema, um outro usuário ainda mais polêmico foi descoberto hackeando o sistema da wikia para obtenção dos pontos para as medalhas: Pedro Flares. Ele foi prontamente denunciado em todos os meios que se pudessem denunciar: chat, páginas de discussão [1], dentre outros. Após análises e conclusões que resultaram pressão, Flares percebe seu erro e o admite, acabando por abandonar a wiki.

Vendo de longe em "sua torre de marfim" estava Caio1478, que tendo isto como um estopim decide decepcionantemente desativar as medalhas, para o entristecer da maioria, afirmando ter projetos para um eventual projeto. Assim se passou deste ponto até o final da ditadura Fonsecana. (?)

Era de Ouro

As medalhas foram re-ativadas...

Era de Prata

Em meados do OmniProject, então administrador já no topo do rankiting; Zé percebe por meio de um teste uma macete com as medalhas para auterar os moldes da wikia e torná-los totalmente personalizados. Visto isto ele tem uma ideia, e esforça-se grandemente em atente-lo, contando com a ajuda de outrem como VinhoGiles, por exemplo. Assim, as medalhas das silhuetas de Omniverse dos alienígenas são fabricadas, de acordo com as estreias dos mesmos, e em cerca de um mês sendo atualizadas gradualmente, eis que elas ficam prontas e magníficas. A aceitação dos usuários era eminente, e o bom trabalho tinha seu reflexo em outras wikis de Ben 10, como envios na Ben 10 Planet por usuários as tendo como oficial, e um caso de plágio com a Ben 10 Wiki (PL), o qual enfureceu muito os da wiki brasileira.

Atualmente

Desde então, Zé com o progredir da série se empenhou em melhorar dia mais as medalhas, e o ranking agora está completamente "petrificado", com poucas variações. Muitos dos que estão neles possuem um símbolo que denota o quão graduados pela wikia são, e embora em menor ênfase, continua a ser um atrativo para os usuários.

Ranketing

A competição que foi a busca pelo topo do ranketing iniciou-se no início da Ditadura1478 até o fim das medalhas, quando a ansia por tal posição esfriou. Até lá, certas posições foram se estabilizando e dos tempos da era de Ouro em diante, novos usuários conquistaram seu espaço por trabalho e as posições tornaram-se quase insuperáveis.

Posições [2]

Curiosidades

  • No ranketing curiosamente, os usuários se alternam entre os da ditadura1478 e os da era de Prata, contabilizando também alguns casos de usuários que entraram em eras proximamente vizinhas.
  • Ichidaisy é o único no ranketing dos tempos da Diáspora e além que conseguiu "um lugar ao sol" no mesmo.
  • Zé Luiz permanece em seu posto há três anos.
  • Estimularam muitas pessoas a editar na Era Artuaii e Ditadura1478.

Referências

  1. http://pt-br.ben10.wikia.com/index.php#HaKeador
  2. http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Especial:Leaderboard

Também no FANDOM

Wiki aleatória