FANDOM


Matheus de Sousa Lopes é um usuário originário da Wikipédia que surgiu pela primeira vez no Universo Ben 10 em meados de 2013, procurando pelo usuário ElectroStatic Jolt, que sem ele saber, era o administrador ClockWork217, para se vingar de acusações falsas feitas contra ele: a de que ele e Jolt seriam a mesma pessoa. Ele ataca a wall de uma conta do mesmo nome, sem saber que ela não era usada por Clock há tempos.

Matheus retorna tempos depois, em janeiro de 2017, a fim de investigar sobre o quê o usuário Armagedon2000 (conta de Clock/Jolt na Wikipédia) dizia de ter sido bloqueado na Wikia por uma criança de nome Juniorbf41 fosse verdade, querendo falar com Ichidaisy. Ao invés disso, é recebido por uma conversa com alguns dos usuários da wiki, dentre eles o próprio Armagedon, sendo devidamente instruído a respeito do estado atual do mesmo.

Tempos mais tarde, Armagedon obteve asilo político na Wikipédia e passou a ser um combatedor de vandalismos por lá por intermédio do burocrata RadiX, até que descobre um esquema de corrupção envolvendo Matheus, que envolve aliciamento de diversos usuários para ajudar em ataques de vandalismo (incluíndo Juniorbf41, que veio até ele para saber sobre Clock/Jolt e que foi globalmente bloqueado na Wikipédia) e o denuncia de forma confidencial. Como vingança, ele começa a revidar fazendo uma onda de desorganização com suckpuppets da alcunha de "Rei Abacaxi", sendo que a investigação na Wikipédia foi de autoria de ninguém menos que do próprio administrador ClockWork217.

História

Antecedentes

ClockWork217, na época conhecido como ElectroStatic Jolt, e Matheus, eram contemporâneos na Wikipédia, antes do primeiro migrar para o Universo Ben 10. Não chegaram a editar muitas vezes juntos, sendo que os dois tinham a reputação de serem usuários problemáticos e infantis. Mas muitas vezes, alguns ataques de Clock/Jolt com trollagens já foram confundidos com os de Matheus, que era um conhecido troll na Wikipédia e autor de vários ataques e contas alternativas[1] e vice-versa. Numa dessas confusões, mais precisamente ocorrida na Desciclopédia[2], Matheus coincidentemente tinha muitos pontos em comum com Clock/Jolt, incluíndo uma faixa de IP semelhante (moram em municípios próximos), mesmo navegador e marca de computador. Isso levou Matheus a ser bloqueado e a ser acusado de ser uma conta alterntiva de Clock/Jolt, que havia sido bloqueado em 2011. Além disso, ele foi humilhado e teve a conta deletada. Furioso, ele resolve pesquisar por onde ele andava, e lembra-se de que ele comentou em algum lugar sobre estar na Wikia. Ele pesquisa, descobre seu paradeiro e resolve se vingar de alguma forma.

MattewsSL e esquemas na Wikipédia

Em agosto de 2013, um usuário misterioso chamado MattewsSL surge, sendo essa uma conta de Matheus de Sousa Lopes. Ele descobre que Clock/Jolt teria criado uma conta na Wikia há muitos anos, chamada de ElectroStatic Jolt II. Essa conta foi criada para editar num bolão da Copa América que estava sendo organizado pela Desciclopédia em 2011, devido a instabilidade de seus servidores, e ainda fez algumas edições no Universo Ben 10. Achando erroneamente que a conta ainda estava ativa (sendo que ela editou apenas uma vez, em setembro de 2011) e que ainda havia alguém usando-a, ele posta na wall do usuário diversos xingamentos e cobra explicações sobre seu bloqueio na Desciclopédia.[3]

Matheus vandaliza páginas e é recebido por Entidade Sombria e Leviny. Ele diz como Clock/Jolt era uma pessoa horrível e os xinga de intrometidos. Ele é ignorado, e Clock/Jolt nunca o havia lido. Até que o thread é posteriormente descoberto pelo próprio Clock em 2015, graças a uma pesquisa na internet a respeito de seu passado. Matheus é então, postumamente bloqueado na wiki, e o thread é tombado por Fem Penta como patrimõnio histórico da wiki.

Conforme os anos foram passando, a Administração da Wikipédia notou uma peculiariedade em certos usuários novatos que iam aparecendo, como Gustavopédia e Detetive Zero, que costumavam criar contas alternativas para zoarem com os usuários do local. Descobriu-se, por meio de delações que vieram a público no julgamento de Gustavopédia, que Matheus de Sousa Lopes estava por trás de um esquema de aliciamento de usuários (meatpuppetry), ou seja, Matheus convocava amigos e pessoas em chats virtuais como o Slack para criarem contas na Wikipédia e vandalizarem ou reverterem vandalismos de forma sistemática, sob o seu comando, e possivelmente manipular votações e consensos. A investigação feita por Clock contra este esquema foi a causa dos eventos subsequentes que levaram ao retorno de Matheus a Wikia.

Caso Investigador2097 e aliciamento de Júnior

O usuário Investigador2097, que é Matheus fazendo investigações, surge na Wikia no dia 13 de janeiro, entrando no chat para descobrir informações do antigo vândalo do seu site, o ElectroStatic Jolt, que estava ali registrado como o administrador ClockWork217, descobrindo-a por meio de um comentário do mesmo na página de discussão de Gustavopédia, um de seus cúmplices na Wikipédia. Nenhum usuário o bem responde, fazendo-o ir ao mural de Ichidaisy buscando confirmar a história ligando Armagedon2000 ao administrador ClockWork217, buscando descobrir informações, antes que ele se tornasse poderoso demais a ponto de poder votar e ter cargos, mas os reais motivos seriam o fato de que Armagedon havia ajudado a derrubar três meatpuppets de Matheus na Wikipédia e estava ajudando a derrubar o quarto.[4]. No chat posteriormente, suas suspeitas são confirmadas, e ele se cala até se retirar.

Enquanto isso, Armagedon/Clock/Jolt foi crescendo na Wikipedia, ganhando respeito e confiança dos usuários, até que Juniorbf41 invade a Wikipédia com a conta Supreme Quartz e pede o bloqueio de Armagedon, usando o link de Investigador como prova e o acusa de ser Jolt e de planejar algo muito ruim para a Wikipédia. Além disso, Júnior declara ter sido aliciado por Matheus para passar informações sobre Clock a ele por meio do Slack, aparecer na Wikipédia e atacá-lo, o que ocasiona seu bloqueio global posteriormente, nas mãos de RadiX, pois desse jeito, Junior participou do esquema de Matheus como um dos usuários aliciados por meatpuppetry, sendo que contas aliciadas são consideradas corrompidas. Sem saída, ele resolve confessar aos administradores que é o ElectroStatic Jolt e é aconselhado por RadiX a abrir uma discussão de bloqueio, e é o que ele faz.

Após quatro longos dias, Armagedon foi colocado na berlinda pelos administradores locais e questionado com perguntas a respeito de Matheus, Júnior e de seu bloqueio global na Wikia sob a conta ClockWork217. Após muita discussão e muitos pedidos de perdão e juramentos verdadeiros, ele foi anistiado pelos seus encalços na Wikipedia e obteve o tão esperado asilo político que esperava, em um tipo de liberdade condicional. Mas RadiX o impõs uma condição: por alguns meses, ele deveria ajudar na investigação contra vândalos e contas múltiplas, entre elas, Matheus de Sousa Lopes.[5]

Corrupções e vingança

Matheus de Sousa Lopes foi investigado ironicamente pelo Armagedon2000/ClockWork217/Jolt, e este descobriu podres que acabaram nas mãos dos administradores da Wikipedia com provas cabais de seus atos, como um esquema de meatpuppetry que envolveu o aliciamento de vários usuários para atacar a Wikipédia sob suas ordens, incluíndo Gustavopédia e Juniorbf41, fazendo-o ter a imagem mais manchada ainda, e alguns detalhes que não devem ser revelados em público. Então, ele retorna a Wikia agora sob o nome Rei Abacaxi, e vandaliza a Universo Ben 10 Arquivos tendo o seus esforços revertidos pelo VSTF Benny30111. Isso no dia 21 de janeiro. ClockWork, que ganhou um novo roteador e teve sua conta, por felicidade, libertada já que só seu IP foi afetado pelo bloqueio de Matheus Leonardo, retorna e o bloqueia. Artuaii comunica a todos o que aconteceu, suspeitando ser Junior[6].

Ao final, no dia seguinte, Abacaxi ataca de novo e assim, Clock acaba por suspeitar de que na verdade a identidade do vilão não seja realmente Juniorbf41, como todos suspeitavam, mas sim a de Matheus que se tornou um sem vida e veio a vandalizar a BDD por vingança. Ao noticiar sua teoria baseado nas brincadeiras de Matheus na Wikipedia, os usuários se mostram descrentes, apenas com Artuaii acreditando na história. Mas Work insistente, continuava pregando esta versão[7].

Rei Abacaxi IV aparece no dia 23 e faz mais estragos, mas suas ações foram revertidas por um VSTF, e todos sabem que ele tomou no cú direitinho.

Descoberta da Identidade do Autor

Na manhã do dia 24 de janeiro de 2017, um misterioso usuário chamado Conde Abacaxi aparece na Wikipédia, criando fakes e fazendo ataques contra diversos usuários. Ele é advertido pelo usuário O revolucionário aliado, que logo é parodiado pelo Conde, que cria uma conta chamada O revolucyonário alyado e começa a acusar o verdadeiro de ser um impostor. Conde ainda cria a conta ElectroSock Abacaxi (para atacar Clock) e insere em páginas de usuários de que eles eram contas alternativas dele, levando alguns a desconfiarem de Armagedon/Jolt/Clock. Porém, vendo o ataque, ele resolve pedir ajuda aos verificadores da Wikipédia e resolve abrir uma investigação, utilizando links dos ataques na BDD como provas.

Horas depois, o verificador Marcelo Victor, um dos maiores algozes de Juniorbf41 na Wikipédia, responde a solicitação de Armagedon e confirma a ligação entre Conde, ElectroSock e Matheus, acabando com qualquer dúvida quanto a identidade do vândalo, que por ser uma dinastia de trolls, seria claro que Matheus era o Rei Abacaxi. Ele é ainda é informado, por meio de relatos do usuário Alberto79 e do próprio RadiX, de que após investigações, Juniorbf41 é considerado um meatpuppet de Matheus, e portanto, uma conta aliciada e corrompida, e sua permanência é um risco para o sistema da Wikipédia, sendo assim, Juniorbf41 acabou sendo bloqueado globalmente na Wikipédia por tempo indeterminado, juntamente com suas contas múltiplas, entre elas Espião da wikia e Espião wikiano, usadas por ele para avisar Armagedon sobre os ataques de Rei Abacaxi e postar asneiras. Ele foi constantemente combatido por Alberto, Marcelo, RadiX e Armagedon, e a partir daquele momento, ele já era considerado oficialmente um cúmplice do Matheus, principalmente porque após isso, Matheus fez outros ataques contra a Wikipédia. [8] Atualmente, edita pouco na Wikipédia, realizando pequenos ataques esporadicamente, como um ataque feito no dia 5 de julho de 2017, onde utilizou diversas contas de ataque para divulgar mensagens homossexuais nas páginas de diversos usuários, incluindo Armagedon2000. Não retornou mais na Wikia após os eventos do Caso Rei Abacaxi.

Curiosidades

  • Matheus é um antigo rival de Clock na Wikipédia, inclusive seus ataques foram motivados por questões mal-resolvidas com ele na época pré-imigração.
  • Inicialmente, suspeitava-se que o Investigador era na verdade Artuaii tentando fazer uma trollagem.
  • Foi graças Matheus de Sousa Lopes que o usuário citado acima ganhou cargos no Universo Ben 10 Arquivos para ajudar a detê-lo (ao menos em seus sonhos).
  • Embora mais tarde,muitos dias apos o fim dos casos Entidade Sombria realmente lhe  deu os cargos que queria pro caso da vandalo voltar.
  • Foi o primeiro e até hoje único usuário da Wikipédia que fez ataques contra o Universo Ben 10, levando em conta que os outros eram apenas da Wikia.

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:!Fantoches_de_Matheus_de_Sousa_Lopes
  2. http://desciclopedia.org/wiki/Forum:CheckUser:Usu%C3%A1rio:Matheus_de_Sousa_Lopes
  3. http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Conversa:189046
  4. http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Conversa:286005
  5. https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Wikip%C3%A9dia:Pedidos_a_administradores/Discuss%C3%A3o_de_bloqueio/Armagedon2000
  6. http://pt-br.ben10arquivos.wikia.com/wiki/Conversa:2470
  7. http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Conversa:286109
  8. https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Pedidos_a_verificadores#Conde_Abacaxi
RELEVANTES
UNIVERSO BEN 10 José PedroSalada22ArtuaiiFused31Caio1478Gabriel MaltaEntidade SombriaClockWork217Ball Weevil55VinhoGilesLevinyZé Luiz
EQUIPE ANON AnonSoftAnonLoadAnonLordAnonDark
INTERWIKI DiovosTheMatheusSoaresPlasmaTimeTakashimaru*NayomiJoão GabrielBlackZetsuAtMisaelChannelRosaMafalda17Benfutbol10Nep67Echoecho6NeggehTammarGwenTelesRadiXEVinente
OUTROS Herotaku (Blue Label) • LevinianosD0wngroupMarcelo Assis RibeiroPatrick GiuseppeJimmyOswaltSmallviewHerbet de Jesus FerreiraAcelerado2003PauikiFãJuniorbf41AnonKyberHydraHHMatheus de Sousa Lopes
USUÁRIOS INTERWIKI
THE SIMS WIKI Aster09Mar99 wikiAtMisaelChannelJoão PDFMorgaineLeFayRosaMafalda17
PHINEAS E FERB WIKI MattildoPeF001DiovosAlfa9deltaTheGabrielZaum
WIKI NARUTO (Takashimaru*NayomiShodai Tsuki) • João GabrielBlackZetsuFwy
WIKIPÉDIA TelesRadiXEVinenteMarcelo VictorAlberto79ÉricoMatheus de Sousa Lopes
COMUNIDADES BEN 10 PlasmaTimeBenfutbol10BenPhantomNep67Echoecho6NeggehTammarGwen

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.