FANDOM


Manifesto do Conselho Administrativo é uma publicação escrita por VinhoGiles como forma de acabar com os conflitos dos Levantes de Janeiro, em 2014.

Publicação

Olá, usuários do Universo Ben 10. Nos últimos dias eu estive no meio de uma viagem, e por uma razão que nunca será entendida por nobres humanos ocorreram várias situações revoltosas que vocês presenciaram. Eu procurei me inteirar ao máximo da situação, mas estava realmente difícil acessar a wiki pelo celular.
Pode ser estranho vocês lerem isto com toda a situação já acalmada, mas o Conselho Administrativo, vulgo alto conselho, ainda não respondeu às acusações de terceiros sobre a situação atual. Portanto isso servirá como resposta a tudo (ou quase tudo) o que vocês vêm reclamando nesses últimos dias.
Minha intenção agora não é causar mais tumulto, e sim reforçar que eu, VinhoGiles, e meu amigo Entidade Sombria, estamos dispostos a fazer mudanças para que todos se sintam confortáveis desde que essas mudanças sejam corretas e benéficas para a comunidade e não para satisfação individual. Quero que saibam que além de ser administrador eu também sou um usuário da comunidade, e não deixo de encarar a todos como iguais perante às regras da wiki.
Talvez errando, ou até acertando, o Conselho Administrativo é deveras importante para a manutenção do Universo Ben 10 e exigimos respeito pelo nosso trabalho que por sinal não é nada fácil. Nos próximos parágrafos, desejo que deixem de me encarar como administrador. Me enxerguem como um cara qualquer, que apenas preza pela paz da wiki. Também peço que aqueles que têm preguiça de ler ou não estão interessados, por favor não comentem nesta postagem ou participem de discussões sobre o assunto. É importante que vocês estejam cientes de todos os argumentos aqui presentes para prosseguir com um debate sobre a wiki e seu sistema administrativo.
Vamos começar.

O Alto Conselho agora é Conselho Administrativo

Por bastante tempo eu conversei com o ES sobre como o Alto Conselho era visto pelos usuários. Eu já sabia que alguns de vocês poderiam nos enxergar como pessoas mais influentes e importantes na wiki, e querendo mudar essa situação, eu tive ideias de mudanças que poderiam diminuir esta impressão errada que vocês podem ter. E tiveram.
No dia 10 de Janeiro de 2014, Entidade Sombria com o thread Algumas coisas sobre o Alto Conselho, reforçou que nós não somos usuários mais importantes apesar de sermos burocratas.
O problema é a hierarquia que é apresentada no Universo Ben 10. Não queremos ser tratados nem como "reis" ou "superiores", apenas por sermos o que somos - Burocratas.
Nós queremos que todos se conscientizem disso, e que estamos aqui para cuidar e coordenar importantes áreas do Universo Ben 10, mas não nos achamos superiores a nenhum dos Administradores ativos. Por isso, nós vamos procurar integrá-los mais à nossa realidade, não como se fossem "nossos empregados", mas sim pessoas no mesmo nível de nós.
- Entidade Sombria


Como dito em seu texto, havíamos discutido e pensado muito em várias possibilidades de mudanças que poderíamos executar. Enfim, não importando a alteração que fizemos, nossa intenção foi claramente explicada pelo ES no fórum; queríamos melhorar a interação de administradores e usuários diminuindo as diferenças. Infelizmente esta mudança foi anunciada na semana que eu viajei, portanto não houve tentativas de melhor aproveitamento da alteração. E não foi só isso que aconteceu durante a minha viagem.

Moderadores são necessários?

Moderadores... Ah, moderadores. Um cargo tão simples, mas que já causa tantos problemas no Universo Ben 10.
Carregamos um simples mal desde a Ditadura1478, e ainda nos dias de hoje é incompreendido. Caio1478 era um péssimo administrador, pisava na wiki e nos usuários e tudo mais, essa tralha toda vocês já sabem. O seu comportamento escrúpulo era tão abusivo e infantil, que quando Caio promovia um usuário isto poderia ser considerado uma oportunidade de ouro para se exibir com o seu novo cargo; um símbolo de status e confiança. Quem foi moderador nos tempos da ditadura sabe bem do que eu estou falando, mesmo que negue ao máximo. Os outros usuários enxergavam um cargo (tal como moderador) como uma superioridade justamente por causa do medo que 1478 fazia em todos, e um moderador por exemplo poderia até trabalhar como os olhos do ditador mesmo quando ele estava fora.
Por incrível que pareça, isso continua até hoje mesmo o Caio não estando mais na administração. Os usuários enxergam um cargo como símbolo de superioridade, o que na verdade não é. Administradores e moderadores são usuários comuns que contam com ferramentas extras para ajudar na manutenção e qualidade da wiki, o que não é um trabalho fácil. O Conselho aposta nas pessoas que confiamos, mas também fazemos jus àqueles que se esforçam nas edições ou ajudam os novos usuários.
: EM OUTRAS WIKIS...

Administradores → Páginas
Moderadores → Chat


Na Wikia em geral, moderadores são extremamente importantes em comunidades o qual a ferramenta do chat é utilizada. Administradores geralmente são comprometidos com a wiki e suas páginas, resolver casos de vandalismos e etc. Já por outro lado, os moderadores são comprometidos em ajudar a manter o ambiente de conversação livre de coisas que atrapalhem o seu propósito. Estes casos padrão normalmente são encontrados em algumas wikis, mas infelizmente eu os digo que o Universo Ben 10 é um caso à parte:
: JÁ NO UNIVERSO BEN 10...

Administradores → Páginas... e chat
Moderadores → Chat -_-


Aqui, os administradores ficam no chat quase que o tempo inteiro! A nossa wiki utiliza bastante o chat, e claro, os admins também gostam de conversar e não apenas usar páginas de discussão ou fórum. Como já sabem, esses admins possuem as ferramentas da moderação, ou seja, podem chutar e banir usuários. É como se eles no chat agissem como moderadores mesmo enquanto estão trabalhando nas páginas.
Justo quando o conselho estava querendo diminuir o número de pessoas com cargo, que na época já alcançava quase 2/4 de todos os usuários, analisamos a situação e descobrimos que os moderadores não eram realmente necessários já que os administradores faziam este trabalho. Com isso, retiramos alguns dos vários moderadores reduzindo-os totalmente, e não houve problemas em relação a este caso: os administradores continuaram a exercer a moderação do chat tranquilamente.
Daí veio aquele grupinho de usuários que sonham com um cargo e se zangaram com a decisão, mesmo com tudo nos conformes. Alguns que almejavam ser moderador do chat criaram revoltas que me levou a repensar a situação e autorizar a existência de moderadores... E esse ciclo se repetiu, pois várias vezes lembro que eu e o ES retirávamos e colocávamos de volta, isso sempre seguido de reclamações do mesmo grupinho.

E mais revoltas...

Com a entrada de BlazeX1 na administração, resolvemos tirar Thiago da moderação. Isso gerou uma onda de protestos do mesmo grupinho que antes já atazanava o nosso trabalho. A partir daí, eu fiz um blog que esclarecia a nossa decisão, mas mesmo assim alguns não se contentaram e voltaram a pedir novos moderadores com esperança de serem promovidos.
ok, tem 8 admins, 8 deles não estão presentes no chat na hora da treta, alguem denuncia no mural dos 8 admins, esses mesmos 8 admins demoram 2 horas pra responder alguem no mural, e agora? o sujeito que fez a treta, ou os sujeitos, ralaram peito, vazaram, sairam do chat, da wiki, criaram conta alternativa e tão fazendo + merda por ai.
Este comentário feito pelo usuário RandomXD reforça um argumento bastante usado. Alguns diziam que uma mensagem no mural do ES demorou uma semana para ser respondida. É sério isso? Só foram 2 dias.
  • Todos sabem que Entidade Sombria tem dificuldades com a internet. Além do mais, no dia em questão seu computador havia sido levado para o conserto por estar defeituoso, como ele próprio fez questão de explicar no thread. Por isso se quisessem rapidez no atendimento...
    ...poderiam recorrer a um dos nossos oito administradores que muitas vezes estão sim disponíveis em situações conflituosas.
    Tirar prints com o objetivo de reportar um acontecimento ou usuário é uma tarefa bastante fácil e pode ser feita por qualquer um. Não é tão difícil assim, vamos lá.
    Os que defendem que precisamos de moderadores pois em algumas horas não temos administradores disponíveis; o que garante que esses moderadores estarão? Esse argumento é uma tentativa de auto-promoção e deve ser desprezado.
    Além disso, o Administrador PsyphonGX cuidou do problema na ausência de ES. Não há motivo para destratar o Conselho ou os membros dele por causa disso.
Por estas e outras razões que o conselho considera cargos como uma decisão que não pode ser tomada com participação geral dos usuários justamente para evitar que alguns se aproveitem das situações. Mais uma vez eu reforço que moderadores não são necessários no Universo Ben 10, e eleger usuários só aumentaria a aumentaria a diferença de usuários com cargos a usuários normais.
Mas tudo bem. Quando eu viajei, por pressão do grupinho, o ES teve que promover dois mods (Emanuel e Marcos) para que as revoltas e insultos parassem. Mas incrivelmente não pararam! Marcos 10, que é um usuário novo e um pouco inexperiente, foi bastante criticado por todos, e fizeram pressão para que ES o retirasse... talvez por ele não ter nenhuma ligação com o tal grupo de usuários que tanto almejava ter cargos? Hmm...
Clockwork217: “Na quinta o ES botou o Marcos 10 como moderador, gerando revolta dos usuários no chat. O Alto Conselho, quando ouve o povo, é irônico, dizendo "não queriam mods, tomem". Queremos Mods CAPACITADOS...”
Temos que ressaltar que o Conselho Administrativo não é irônico com os usuários. É um trabalho sério e que exige paciência, perseverança, criatividade, esforço e cooperação. Quando Entidade Sombria deu o cargo de Moderador a Marcos 10, não foi uma escolha para rir dos usuários, o Burocrata pensou na hora de eleger o Moderador. E retirou-o por causa da ampla pressão do grupinho, o qual curiosamente Marcos 10 não faz parte.
Kirito (Kirigaya Kazuto): “além de irritar os usuários constantemente com sua maneira de agir e de ser otaquinho que só ve soul eater. Pelo amor de deus ES vê se coloca mais Inteligencia na caixola aew...”
Acima um trecho de um comentário do Kirito (Kirigaya Kazuto), sobre a inclusão de Marcos 10 na moderação do Chat. O que Kirito diz quando se refere a “irritar usuários constantemente com sua maneira de agir?”. Será que Marcos estava sendo ridicularizado e constrangido apenas por agir de uma forma diferente de um grupo de usuários? Além do mais, Kirito julga os gostos pessoais de Marcos, como assistir o anime soul eater, para dizer que ele não tem capacidade de ser Moderador do Chat. Um argumento obviamente inválido.
Clockwork217: “...hoje um cara falou palavrão e o kick demorou, o Necro saiu do away e chutou.”
Acima, temos mais um comentário do Clockwork. O usuário questiona os Administradores por terem demorado em chutar um usuário que usou um palavrão no chat.
A questão é que, enquanto os Administradores estavam ocupados, havia um Moderador presente no chat, MegawX. Curiosamente, ele também estava ausente na hora do incidente, e o autor do chute foi justamente um Administrador, Ball Weevil55. Este caso só prova uma coisa: os Moderadores não são a solução para o problema.
Entidade Sombria respondeu Clockwork e Kirito, mostrando argumentos sólidos e verdadeiros. Nenhum dos dois replicou as mensagens até agora. Curioso, não?
Lembram que, acima, o Clockwork pedia “Mods CAPACITADOS”, assim como a comunidade, e que supostamente o Marcos não era capacitado? Pois bem. Por pedido dos usuários, Entidade Sombria decidiu colocar os usuários Garoto legal e MegawX como Moderadores até que a questão pudesse ser debatida melhor.
Todos parabenizaram GL e Mega, e ninguém questionou nada. Com a concordância da comunidade, parecia que seria feito um bom trabalho e a questão se encerraria. Mas não foi o que aconteceu, e isto prova a nossa tese de que Moderadores não são necessários. Menos de 30 horas após Garoto Legal ser transformado em Moderador, ele se envolveu em uma confusão com SrRandoso e Frederator, a qual necessitou da intervenção de um Administrador (Entidade Sombria), que por sua vez decidiu tirar o cargo de GL.
Isto apenas mostra que alguns usuários, ou melhor, o grupinho, se equivocam quando querem escolher Moderadores. No caso do Marcos 10, todos protestaram, mas fora isso não houve sequer um problema relacionado a ele. Já, no caso do GL, ninguém protestou, mas mesmo assim problemas ocorreram. Isso só mostra que o nosso ponto de vista está correto.
Com isso, meus amigos, eu reforço ainda mais que os usuários não têm condições de decidir sobre esta questão. Mesmo acusando o conselho de não permitir que outros usuários novos subissem a escada dos cargos até atingir o burocrata, o grupinho não notou que o Marcos 10 é um usuário novo e que vai totalmente contra a este argumento. Mesmo assim, protestaram até a morte para que M10 fosse retirado.
Thiago FigueiraXD: Escada pra que ? Pra outras pessoas se mostrarem capazes de liderar essa wiki melhor que vocês ? Não, isso seria inadmissível né, cês tão intocáveis ai a tanto tempo..
E se o M10 pudesse ser realmente um incrível novo membro do conselho no futuro mas foi barrado pelos usuários só porque ele era novo? Que pena, que pena...
AFF O ALTO CONSELHO É DITADOR N LIGA PRA OQ OS USUÁRIOS PENSAM...


Ligamos sim, caras. E depois dessa pressão toda nesse assunto dos mods (até por parte de alguns administradores), o conselho em breve avaliará as possibilidades da moderação. Por favor, não causem mais revoltas só por causa dessa situação besta.
Enfim, o que temos mais a discutir?

Alto Conselho ditador

Já tá chato falar que o conselho é um sistema ditador, sinceramente.
O grupo formado por mim e o ES é baseado no simples debate de ideias que podem ou poderão ser aplicadas para melhoras na wiki e no ambiente de socialização dos usuários, e isso envolve todas as áreas da comunidade. Quem pensa que isso é uma coisa fácil, está totalmente enganado: nós passamos o tempo inteiro conversando e discutindo sobre a wiki e seus assuntos. Todos vocês possuem hobbies, certo? Jogam, visitam sites e tal... O hobby do conselho é a wiki, encaramos isso como um trabalho sério e passamos por várias situações boas e ruins.
Também ficamos cansados, mas mesmo assim não deixamos de trabalhar na wiki. Até quando estamos jogando conversa fora no chat, estamos lá no pvt discutindo sobre o novo projeto, ou então sobre algum usuário que está causando problemas... Enfim, NÃO é pra qualquer um, e vocês agem como se fosse tão fácil que qualquer um poderia fazer.
SrRandoso: mas se for pra continuar assim, derruba logo essa merda e traz os mods, rollbacks tudo de volta. por que eu nunca vi um grande feito pelo Alto Conselho, nunca.
Insultar nossa tarefa na wiki chega a ser rotina para alguns, que nos criticam intensamente apenas por causa de nossas decisões que foram tomadas à favor da comunidade, e não para benefício de poucos. Quando temos uma decisão que pode ser participada pelos usuários, fazemos questão de criar votações e enquetes para saber o que vocês realmente pensam sobre determinado assunto; exercer a atividade democrática é requisito desde os tempos da revolução.
Outro problema grave é a infantilidade de alguns usuários que brincam com coisas que não devem brincar, e em situações não propensas à brincadeira. É o que vemos no thread da mudança de nome do conselho; usuários brincam e zoam em relação ao feedback num tópico onde deveriam ser discutidas as alterações do sistema.
Isso reflete mais outra situação que temos nesta wiki: muitos usuários não procuram participar, se inteirar ou simplesmente saber sobre o quê estamos discutindo ou planejando. Poucos se importam sobre o que o conselho está decidindo ou deixando de decidir, muitos só fazem brincar e esquecem das responsabilidades de fazer parte de uma comunidade... e ainda pedem cargos! Vários usuários daqui nem ao menos editam páginas e ainda querem criticar a nossa administração como se fossem donos da verdade.

...e o Leviny retorna

O que mais me impressionou na história toda foi ninguém mais que o Leviny pagando de defensor dos oprimidos, publicando um blog cheio de mentiras e fatos que foram distorcidos à seu favor para colocar mais e mais usuários contra nós.
"Olá, usuários. Olá, ES e VG. Como alguns já devem ter suspeitado, eu, "The Amazing Joker", sou na verdade, Leviny, o usuário bloqueado, vítima de mais um esquema "ditador" do Alto Conselho, o ridículo sistema administrativo, formado por Entidade Sombria e VinhoGiles."
Neste trecho acima, ele chama de esquema ditador o bloqueio que ele mesmo provocou, após passar a noite nos insultando no chat. Isso sem falar os meses que ele ajudava na wiki e ao mesmo tempo causava bagunça e zoações, enlouquecendo Entidade Sombria várias vezes. Como se o Leviny fosse um sujeito realmente santo, não é?
"...e outros usuários que estão cansados das suas decisões, ou melhor, as decisões de VinhoGiles que são sempre concordadas por Entidade Sombria, rapidamente."
Isso é uma completa mentira. Nós discutimos o tempo todo sobre estes assuntos, avaliamos todas as possibilidades. Não concordamos com qualquer coisa rapidamente, não pensar antes de agir é um erro grave.
"...Engraçado, é que recentemente, os usuários fizeram isso, mas demorou 1 semana para Entidade Sombria responder as denúncias feitas."
Uma semana? Fala sério, Leviny. Outro fato distorcido.
"Uma coisa bem engraçada, foi quando eu vi meu registro de bloqueio, e lá dizia "zoações intermináveis". Essas zoações iam ser terminadas por PsyphonGX e o The Superior B, mas o Alto Conselho decidiu que aquele esquema deles, era melhor. "
Quem garante que eles iriam mesmo?
"Outro fato interessante, é que VinhoGiles colocou uma nova regra, que poderíamos postar videos com palavrão no titulo..."
Não houve nova regra alguma. Eu apenas permiti temporariamente que aquilo fosse feito, foi um momento de empolgação. Erro meu.
Enfim, só com isso eu posso mostrar que o blog do Leviny que serve como um ataque ao conselho não passa de um conjunto de farsas e coisas que foram distorcidas e amassadas para dar razão a ele mesmo. Eu não acredito que a primeira reação que tive foi de arrependimento por tê-lo bloqueado, mas depois de pensar bem eu me lembrei de quem o Leviny realmente é: uma criança mimada que ainda não percebeu o quanto importante a wiki é para ele, e por isso continuava zoando estupidamente e atrapalhando o ambiente da comunidade. O bloqueio do Leviny foi algo que ele mesmo provocou; não há conspirações ou vontades pessoais de vingança até porque vamos recebê-lo de braços abertos quando o bloqueio acabar (e se ele quiser voltar, claro.)
Em relação à supostas ameaças de vandalismos da parte dele, não nos importamos em ter que arcar com este pequeno prejuízo que será mais negativo para ele do que para nós, e provará aos próprios amigos dele que Leviny está errado. Não o bloquearemos indefinidamente pois o tempo escolhido foram três meses, e assim o prazo se cumprirá. Não há razão para diminuir ou aumentar o bloqueio, e não tememos nenhuma ameaça vinda dele.

Conclusão

Usuários, eu só peço que vocês tentem compreender mais a nossa situação antes de julgar o nosso trabalho ou nos chamar de ditadores. O Conselho Administrativo não é um trabalho fácil e precisamos de apoio e opiniões de todos em relação às nossas decisões, mas de forma respeitosa e direta. Acusações, insultos e xingamentos não são levados como críticas construtivas ao conselho.
Estamos dispostos a realizar votações dos mais variados assuntos ou decisões para que vocês opinem sobre. Porém é importante que vocês compreendam que em alguns casos, vocês não podem ter voz ativa para não criar injustiças ou casos conflitosos. É bom lembrar também que queremos o bem da comunidade da forma que deve ser, e não da forma que alguns querem.
Por favor, vamos parar com conflitos e discussões por causa de assuntos bobos. Nós somos o Conselho Administrativo, estamos aqui para guiar a comunidade junto com os outros administradores e usuários em geral.
Acho que é isso. Por favor, aos que leram até aqui, peço que respondam com comentários neste blog.

Obrigado.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória