FANDOM


Os Levantes de Janeiro foram várias revoltas iniciadas pelos próprios usuários contra o Conselho Administrativo no início do ano de 2014. Os movimentos foram causados principalmente pela decisão de Entidade Sombria e VinhoGiles sobre a extinção dos moderadores, algo que irritou alguns usuários que questionavam a falta de atividade democrática no conselho.

Estes acontecimentos também resultaram nas reviravoltas do Caso Joker.

O Caso

Antecedentes

Alguns meses antes, os usuários pressionaram o Alto Conselho sobre a decisão da extinção dos moderadores, e depois de muita insistência, Vinho e ES decidiram promover apenas dois moderadores: Thiago FigueiraXD e BlazeX1. Algum tempo depois, BlazeX1 foi promovido a administrador (por indicação de The Superior B), e Thiago permaneceu no cargo. Devido a algumas atitudes irresponsáveis do usuário, Vinho conversou com ES e eles decidiram retirar o cargo de Thiago sem substitui-lo por outro alguém.

Tal decisão enfureceu alguns usuários. Sem avisar, o administrador The Superior B criou uma votação a qual peguntava a opinião dos usuários sobre a permanência dos moderadores. Os usuários rapidamente votaram "sim", que estava ganhando com uma incrível diferença. Apesar dessa votação, o Alto Conselho se recusava a reconsiderar a decisão. Isso motivou a alguns levinianos começarem a protestar contra o conselho e seu "sistema ditatorial".

O início

No dia 8 de janeiro de 2014, VinhoGiles ficou ausente na wiki devido a uma viagem. A partir daí, Entidade Sombria passou a tratar dos assuntos do conselho sozinho. Há alguns dias, o Alto Conselho havia mudado de nome e algumas mudanças em relação aos outros administradores foram feitas.

Por volta do dia 10 de Janeiro, Entidade Sombria se viu novamente pressionado pelos usuários sobre a questão dos moderadores. Por isso, se reuniu com os administradores Ball Weevil55 e BlazeX1 para discutir sobre a questão. Necro e Blaze achavam que os moderadores eram necessários para a wiki, e assim foi feito: Entidade Sombria decidiu promover dois novos mods.

Os moderadores escolhidos foram EmanuelFN e Marcos 10, porém isto não agradou os usuários, principalmente alguns como SrRandoso e Thiago FigueiraXD. A decisão de ES sobre Marcos 10 foi julgada errada, porém Marcos não estava realmente disponível devido a um problema de internet.

Há alguns dias, VinhoGiles havia autorizado vídeos no chat com palavrões, mas não tinha avisado a Entidade Sombria. Então, quando SrRandoso postou um vídeo com o título de Confissões de um punheteiro, foi imediatamente banido infinitamente por ES. Tal fato gerou várias críticas de usuários, o que enfureceu ES. Desabafando, o Burocrata disse "A regra foi criada 1 segundo antes de você ser banido" (referente aos palavrões no título de vídeos).

Isto levou os usuários à loucura. Thiago FigueiraXD, Darkness096, Kirito (Kirigaya Kazuto), PauloGL e MegawX questionavam as decisões de ES acusando falta de comunicação entre os integrantes do Alto Conselho, mas BlazeX1 conversou com o burocrata e SrRandoso foi desbanido. A confusão havia parado, por enquanto.

Sem Moderadores

Após o conflito inicial, Entidade Sombria se via furioso com Thiago e Random, pois em sua opinião eles estavam ali apenas para ver o circo pegar fogo. ES criou uma reunião com Ball Weevil55 e BlazeX1, na ausência de VinhoGiles. Os três discutiram sobre os Moderadores e sobre o caos na wiki, considerando banir SrRandoso infinitamente caso ele aprontasse mais alguma.

Havia apenas um Moderador, EmanuelFN, e alguns usuários, como ClockWork217, defendiam um número maior, de até cinco moderadores. PsyphonGX, instigado por algumas ideias, decidiu tomar algumas medidas, colocando Random e MegawX como Moderadores. Quando Entidade Sombria questionou-o sobre isso, Psy alegou que não haveriam Moderadores disponíveis. Era um dos argumentos a favor de ES, que rapidamente tirou Random e Mega da Moderação. Thiago fez sua habitual piada sarcástica, dizendo que quem "era leviniano" não podia entrar no cargo.

A situação se tornava cada vez pior. De algum modo, VinhoGiles soube que haviam problemas no chat, e entrou. Como estava no celular e não no PC, era difícil entrar no chat da wiki, portanto ele chamou Entidade Sombria para o Facebook. O Facebook de ES estava bugado, mas mesmo assim ele decidiu entrar, e conseguiu se comunicar com Vinho.

Inicialmente ele pensou que seria questionado sobre suas recentes atitudes, porém VinhoGiles pediu para ES ser firme e não deixar que ninguém se impusesse com más intenções. Pouco a pouco Entidade Sombria foi convencido pelos argumentos de Vinho e os dois resolveram impor ao grupinho que eles não podiam atentar contra a ordem do Universo Ben 10.

VinhoGiles entrou no chat e ordenou que The Superior B retirasse os cargos de quem estivesse usando-os. The Superior B negou isso, mas BlazeX1 cumpriu o pedido. Thiago FigueiraXD continuou atacando o Conselho com seus sarcasmos habituais, levando VinhoGiles a perder a paciência e chamar Thiago de idiota.

Segundo Conflito

Tal fato gerou uma revolta geral. A raiva foi direcionada para Entidade Sombria, acusado várias vezes de "rapidamente concordar com VinhoGiles", não tendo uma voz ativa no Conselho Administrativo. Thiago FigueiraXD e SrRandoso lideravam os ataques com críticas ao Conselho e aos usuários da mesma, enquanto ES e Vinho, furiosos, pensavam o que fazer. Algumas contas de usuários novos, presumivelmente alternativas, como BenEon Supremo, incitavam que a wiki estava sob uma diarquia e que uma nova revolução deveria ser feita.

Pagando de revolucionário, SrRandoso anunciou que ele iria ajudar a derrubar o Conselho, dizendo que o órgão nunca fez nada para a wiki. Isto levava Entidade Sombria, ao ler isso, cada vez mais ao seu limite. Quem apoiasse o Conselho era simplesmente chamado de "puxa-saco", em contra-partida os revoltosos eram caracterizados como "o grupo".

Tal fato se revelou o momento propício para The Amazing Joker revelar ser Leviny (que estava bloqueado por ofensas a Entidade Sombria e VinhoGiles e na época planejava um golpe por intermédio de Zé Luiz). Leviny criou um blog criticando Entidade Sombria e VinhoGiles. Os dois Burocratas inicialmente trataram Leviny com amizade e se desculpando por algumas coisas, provavelmente por não terem lido direito da primeira vez. Nanomech217 disse que deveriam ser escolhidos Moderadores capacitados. 

Entidade Sombria ficou bastante irritado, e discutiu com VinhoGiles no Facebook. O burocrata aconselhou ES a ausentar-se do chat por algumas horas, mas Entidade não aceitou. Em uma situação insustentável, Entidade Sombria retirou seus cargos, antes deixando uma mensagem de despedida no Facebook. SrRandoso agradeceu a ES por ele ter saído da Administração, enquanto MegawX caracterizava aquilo como drama.

VinhoGiles e The Superior B pediram para que ES pensasse melhor, e após insistência Entidade usou a conta DarkVPrime para voltar ao Burocrata. VinhoGiles disse que só iria aceitar ES novamente na Administração caso houvesse uma reforma geral na administração. Os dois discutiram sobre isso, com Vinho propondo que todos os Administradores tivessem direito a voto no Conselho, e ES apontou as falhas para tal fato. Vinho explicou que em outras wikis não existia um Conselho, mas Entidade Sombria alegou que o sistema estava dando certo na wiki, e que portanto não havia necessidade de mudança.

Contra-Ataque e Fim dos Conflitos

VinhoGiles continuava em sua viagem, enquanto Entidade Sombria desculpava-se com alguns usuários, como The Superior B e Thiago FigueiraXD. Ele propôs uma nova forma de cuidar da wiki, com um Conselho Administrativo com três membros, com a inclusão de The Superior B. Com Thiago menos propenso a atacar ES, a situação foi pouco a pouco se acalmando. Entidade Sombria nomeou Pedro Henrique642 e PauloGL como Moderadores.

Após darem uma relida no blog de Leviny, em cujos comentários a opinião dos usuários estava dividida (Random e GustavoUltimate a favor de Leviny, GreenArlight contra), ES excluiu um comentário de Vinho no qual ele pedia desculpas a Leviny, e ES mudou seu comentário ao ver que o blog não passava de um monte de fatos distorcidos. Assim como já havia feito nos Levantes de Fevereiro, ele respondeu o blog de Leviny mostrando falhas no mesmo. Os comentários de Nano e Kirito também foram respondidos. Nenhum dos três, curiosamente, resolveu replicar os argumentos de ES.

Entidade Sombria tentou convencer VinhoGiles a aceitar sua estratégia para findar os conflitos, e os dois discutiam em como o conflito seria chamado. Após a concordância de que o nome seria "Levantes de Janeiro", VinhoGiles aceitou um pouco a ideia de ES de nomear The Superior B como Burocrata. Vinho disse que criaria um blog criticando o dito "grupinho" e Entidade Sombria o apoiou.

Mais tarde, ES foi até o chat da wiki Leviny. Lá, SrRandoso explicou um pouco a sua participação nos conflitos, mostrando que estava nele apenas para conseguir um cargo de moderador. Thiago pediu para ES não prestar atenção em Random. ES disse a Leviny que faria uma reunião para decidir se ele seria desbloqueado ou não. Entidade Sombria ficou realmente furioso com Random, pensando em como alguém que só queria cargos poderia criar uma situação tão terrível. Tal fato motivou ES a acusar Random de xingá-lo como anônimo no blog de Leviny, mas The Superior B o acalmou.

No dia seguinte, PauloGL causou uma confusão com Frederator e SrRandoso. O próprio Randoso denunciou isso a ES, que sorriu: era mais um argumento que ele dispunha para provar de que não dava certo ter Moderadores na wiki, e sem querer o próprio Randoso que dava uma prova disso. 

Depois que VinhoGiles voltou para a wiki, ele começou a escrever o blog "Manifesto do Conselho Administrativo", e ES ajudou-o em algumas partes. Entidade Sombria achava que não valia a pena mais colocar The Superior B como Burocrata, e após uma discussão, VinhoGiles cedeu e os dois decidiram não modificar a estrutura do Conselho.

O grupinho foi atacado no Manifesto, onde Vinho e ES mostraram seus argumentos e esclareceram as situações. A maioria dos que leram o blog concordaram que os Levantes de Janeiro não passaram de um complô, como PauloGL, que em suas próprias palavras, "foi um retardado".

Leviny também foi citado no blog. Vinho respondeu a vários trechos da carta do The Amazing Joker mostrando que todos os argumentos usados estavam distorcidos, e no final foi contestada a vontade do conselho de continuar a trabalhar na wiki e melhorá-la. ES e Vinho decidiram manter Leviny bloqueado. 

Alguns usuários, como Thiago FigueiraXD, ficaram revoltados com Entidade Sombria e resolveram lhe fazer uma oposição oculta, ora xingando-o pelas costas, ora, fazendo piadas irônicas sobre sua atuação no Conselho Administrativo. Mas o conflito, em sua grande maioria, estava superado, com a nomeação de EmanuelFN e MegawX como Moderadores definitivos.

Consequências

Com as revoltas, a extinção dos moderadores foi anulada. O Conselho Administrativo passou a respeitar mais as opiniões dos usuários antes de tomarem decisões, mas apenas se as opiniões forem benéficas para a wiki em geral.

Curiosidades

  • O Conselho quase ganhou um terceiro membro, mas a mudança não foi necessária.
  • Leviny burla o bloqueio, criando a conta The Amazing Joker.
  • Durante os acontecimentos, VinhoGiles estava no meio de uma viagem.
EVENTOS e CASOS
UB10QW.png Pré-Comunidade Fundação da WikiChegada de Salada22
Era Comunitária Chegada de ArtuaiiRixa Artuaii/Victor H. F. MoreiraChegada de Caio1478Conquista da WikiExplosão de Novos Usuários
Ditadura1478 Caso BielrugeroCaso MedalhasConflito com o Ben 10 PlanetRixa Caio/ArtuaiiPrimeira Votação para AdministradorCaso Anti-UsuáriosCaso VinhoGilesCaso das Contas FemininasCaso Morre ArtuaiiCaso Uhaa753Caso AnonymousBRCaso Inspetor 13Ataques de MarçoCaso FamousToonsFacialBloqueio Global de Caio1478Caso Nanomech217Caso Cavaleiros NegrosRevolução Anon
Era de Ouro Primeiro Ataque de Caio1478Caso BanjoSegunda Votação para AdministradorCrise das Imagens FanfictionSegundo Ataque de Caio1478Surto BWDCaso CloneTrooperMijai-RevoluçãoCaso Universo Caio Ben 10Revolução Hail Hydra (Plano MarchCaso Jordanraiol) • Fim das LutasCaso Creeper BrasileiroCaso Bel TennysonCaso RadicaJoãoLevantes de Fevereiro
Era de Prata Revelação M-AVotação para o Blog Oficial da WikiCaso Blue LabelCaso LevinianosReconciliação de VinhoGilesRevolução The Sims WikiCrise do OmniProjectAtaque ao The Ultimate BloggerBloqueio de LevinyCaso SmallviewConflito com a RuneScape WikiCaso SpellblinderLevantes de JaneiroCaso JokerSuspensão do ConselhoCaso Wikia da DepressãoSequestro do UndertownReformulação1478Caso GuiRauppDiásporaCaso TGummyCaso SaikenRetorno de Banjo
Era de Bronze Reestruturação da WikiRetorno do ConselhoImpeachment de SirRandosoCaso Cromático SupremoUB10 vs WNCaso Pistol StarGabriel Fernando vs BlazeX1Caso Acelerado2003Caso dos Bloqueios GlobaisRetorno LevinianoTerceira Votação para AdministradorCaso Fabio 10Caso FoxhoundReviravolta no Caso Pistol StarCaso NonaRebykSucessão AdministrativaControvérsia dos Sábados SecretosCaso Jeff 122Bloqueio de GFCaso AnonymousGuerra CivilPós-Guerra CivilReviravolta TGummyCaso EstatísticasSegunda DiásporaPrimavera Juvenil (Caso PauikiFãCaso Juniorbf41Bloqueio de Acelerado2003Caso Investigador2097)
Era de Platina Novo RenascimentoCaso Rei Abacaxi (Caso Armagedon2000) • Caso OmnipédiaRetorno de Antigos Usuários
M-As Fundação dos M-ACaso Morre-ArtuaiiRixa Elite Morre-Artuaii/M-A ComandanteM-A's vs Besouros-NegrosRebelião do VentreSurto BWD (Revolução Anon BWD) • Mijai-RevoluçãoEvento DestroyerSurto MijaiRevelação M-A
CAVALEIROS NEGROS/
HAIL-HYDRA'S
Ataques de MarçoCaso Nanomech217Caso Hail HydraCaso Cavaleiros Negros (Revolução Anon) • Revolução Hail Hydra

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória