FANDOM

Fundador Substituto foi uma designação honorária usada por Caio1478, Enormossauro Supremo e Necrofriggiano, designando o líder da wiki e substituto de José Pedro. O "cargo" foi motivo de intensas discussões e problemas no Universo Ben 10.

História

Ditadura1478

Em meados de 2011, Caio1478 passou a desconsiderar seu colega, Artuaii, e se intitulou como o líder da wiki e procurou maneiras de legitimar isso, fazendo com que todos reconhecessem-o como Fundador da wiki.

O primeiro passo foi pedir para um Staff (Dopp) retirar os cargos do Fundador oficial, José Pedro, por ele estar ausente há três anos, pedido que foi aceito. Usando códigos presentes na MediaWiki:Wikia.css, Caio fez com que a palavra Fundador estivesse ao lado de seu nome em seu perfil, obviamente uma farsa. Ele disse aos usuários que agora ele era o dono da wiki, e foi parabenizado.

Artuaii logo soube da situação e questionou Caio1478. Houve uma discussão sem precedentes entre os dois Burocratas, na qual Artuaii queria que Caio1478 parasse de se achar superior. Após a intervenção de Enormossauro Supremo, que colocou panos quentes na situação, e a lábia de Caio1478, Artuaii acalmou-se e aparentemente não se importou mais com a situação.

Caio usou o título para oprimir os usuários e dizer que era dono da wiki. Isto causou revoltas. Caio usava isso para se considerar superior aos seus colegas Burocratas Enormossauro Supremo e Sharkaron, que não se importavam.

Após Caio ser bloqueado, ele voltou apenas como Administrador, mas ainda era reconhecido como o "Líder Supremo" do Planeta Ben 10

Quando AnonSoft surgiu no chat, Caio1478 disse que era o Fundador Oficial, o que causou uma grande discussão entre ele e Enormossauro Supremo, já que ES defendia a verdade de que José Pedro era o verdadeiro Fundador.

Era de Ouro

O título foi referenciado por AnonSoft nos três passos da Revolução, onde era citado que ES seria o "Administrador Supremo". Após a queda de Caio, ES passou a considerar-se o Fundador para ser considerado o líder da wiki, embora não alguém com poder absoluto.

Durante os ataques de Caio1478 e a saída de VinhoGiles, ES decidiu sair, mas antes passando seu título para o Administrador Necrofriggiano. Necro aceitou a função mas saiu pouco tempo depois pelas ameaças do ex-ditador. Depois que Enormossauro Supremo voltou, o título voltou sem questionamentos.

Após algum tempo, Enormossauro Supremo mudou o nome do título de "Fundador" para "Fundador Substituto", para não querer ocultar a história de José Pedro na wiki. ES sempre sentia um desconforto em usar o título, mas achava que isso não era algo nocivo. Em uma conversa com VinhoGiles, ele disse que talvez não precisasse disso, e o Burocrata concordou.

Alto-Declínio

O título de Fundador Substituto foi um dos motivos pelos quais Herotaku iniciou os Levantes de Fevereiro. Herotaku dizia que ES não podia se achar superior aos seus colegas e por isso não podia usar aquilo. Enormossauro Supremo, defendido por Necrofriggiano, dizia que o título havia sido acertado no término da Revolução Anon.

O título foi várias vezes criticados por usuários por causa do conflito. Um dos poucos que se posicionou a favor de ES, Herbet de Jesus Ferreira, disse que queria que a wiki tivesse a figura de um chefe, comparando-a com uma empresa. ES não gostou da comparação, que remontava aos tempos de Caio1478.

Enormossauro Supremo, irritado, resolveu dar um basta após ver que várias pessoas estavam contra ele. ES decidiu deixar o título com Necrofriggiano. O novo Fundador Substituto foi duramente criticado por vários usuários, entre eles Nanomech217.

A revolta dos usuários e o descontentamento com a saída de ES fez com que o mesmo voltasse a wiki, retornando a todas as suas funções. Novamente, Necrofriggiano aceitou de bom grado as mudanças.

Depois que Necrofriggiano guiou uma tortuosa reconciliação entre Enormossauro Supremo e Herotaku, foi acertado que o cargo imaginário não existiria mais, já que agora todos os Administradores seriam realmente iguais, em teoria.

Era de Prata

Com a saída de Herotaku, ES revoltou-se contra o seu ex-amigo e resolveu destruir todas as suas insurgências contra a wiki, a começar pelo antigo OmniProject. Sendo assim, a wiki voltava a ter um Alto Conselho com três membros, composto por ES, Necro e Zé Luiz.

Enormossauro Supremo achava que estava apto a voltar a ser o Fundador Substituto da wiki, mas achou que deveria ser legitimado por seus colegas antes de qualquer mudança. Zé Luiz deu seu voto favorável, dizendo que não se importava com isso e que Enormossauro Supremo deveria ter a designação.

No entanto, ao conversar com Necrofriggiano, as coisas foram um pouco diferentes. Necro aceitou que ES fosse considerado o líder da wiki, mas rejeitou que ele usasse a alcunha de Fundador Substituto. ES, então, decidiu parar para pensar e viu que ele não precisava de título nenhum. Por isso, abandonou a ideia.

Caio1478 questionou o título de ES durante este período, já que ele usava a cor dourada em seu perfil, diferente de outros Burocratas. Caio, estranhamente, pediu para que ES desse um tempo e entregasse seus cargos a Artuaii. Tal fato gerou um boato em massa que rapidamente revoltou os usuários, pois eles pensariam que com isso estariam presos a um ciclo sem fim (já que Artuaii tinha dado os cargos para Caio1478 e este para ES nos velhos tempos).

Ao final da Era de Prata, foi discutido como seria o Alto Conselho de quatro membros, e foi acordado que caso a votação desse um empate (2 contra 2), a decisão final caberia a Entidade Sombria.

Depois que VinhoGiles viu que Zé Luiz e Necrofriggiano não contribuiam de fato para o Alto Conselho, ele e ES retiraram-nos de suas funções. Como consequência, o poder do Alto Conselho ficou dividido entre VinhoGiles e Entidade Sombria

Por causa dessa parceria, a wiki não tem mais um líder, uma figura central ou um Burocrata que concentrasse o poder em suas mãos. ES finalmente concordou que o título de Fundador Substituto era algo sem sentido e que não valia a pena. 

Era da Reforma

Após a Suspensão do Conselho, o título de Fundador Substituto foi substituído pelos Levinianos por "Burocrata representante", que seria um representante do corpo de Burocratas. A designação recaiu sobre Gabriel Fernando. Após vários acontecimentos que resultaram na saída dos Levinianos da wiki, BlazeX1 confidenciou a GF que se sentia triste e diminuído pelo colega ter a alcunha de Burocrata representante. Isto fez Gabriel se livrar dela.

Era de Bronze

Após o retorno de Entidade Sombria ao Conselho, os três membros do mesmo passaram a ter igualdade entre si. Gabriel Fernando, em uma noite de janeiro de 2015, comentou que caso houvesse uma eleição para líder da wiki ele votaria em ES, embora tudo isto não passou de uma ideia hipotética.

Curiosidades

Também no FANDOM

Wiki aleatória