FANDOM


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar expandindo-o.

Wiki-wordmark

A Era de Bronze foi um período histórico do Universo Ben 10, iniciado em setembro de 2014, logo após o Impeachment de Random e a reestruturação da wiki por Gabriel Fernando e antigos administradores. Os burocratas BlazeX1, Gabriel Fernando e MegawX decidiram fazer renascer o conselho, renomeando-o para Conselho Burocrático, e tal mudança fez atingir certa estabilidade de usuários na wiki.

Wikis como a Universo Ben 10 Fanfiction passaram a ser mais acessadas e valorizadas. A UB10FF, em especial, é muito visitada por usuários que criaram até mesmo franquias, influenciadas pela pioneira Franquia Omniworld, fundada e composta por Deathstroke13, Ichidaisy, BlazeX1 e ClockWork217. Neste período, Universo Ben 10 também é convocado para fazer parte de um projeto interwiki: o Guia Wikia.

A era, em especial, é marcada por acontecimentos famosos e principalmente ao bloqueio global de vários usuários por ClockWork217, incluindo o Caso Acelerado2003, onde Acelerado2003 vandaliza diversas páginas na Universo Ben 10 e na Universo Ben 10 Fanfiction, causando o caos, e o Caso dos Bloqueios Globais, onde ClockWork217 provocou a desativação de cinco contas globalmente por estar cansado da baderna causada por elas.

O visual Nostalgia Drive retornou nessa era, sendo apoiado pela grande maioria dos usuários e administradores. Alguns dias depois, usuários como The Superior B, Thiago FigueiraXD, MegawX e BlackThunder retornam ao chat do Universo Ben 10, o que acabou levando a intrigas e discussões por parte de ES e Thiago. À noite do mesmo dia, Leviny também retorna com várias contas alternativas, num episódio denominado Retorno Leviniano. Houve também o Caso Foxhound, onde Afc cria contas alternativas apenas para "trollar" os usuários, e a revelação do criador dos Hail-Hydra's, ClockWork217.

Seu ápice se deu com o Caso NonaRebyk, que marcava o retorno de AnonKyber e de um antigo e esquecido grupo de 2012: os Knox e a entrada de Ichidaisy no cargo de burocrata em 24 de Março de 2015 (ver Sucessão Administrativa). Com o fim dos eventos da Primavera Juvenil e as reformas políticas introduzidas por ClockWork217, a Era de Bronze dá lugar a Era de Platina no dia 19 de Janeiro de 2017.

História

O retorno de usuários e Banjo

Apenas dias depois do plano de Gabriel dar progresso, alguns usuários que haviam ido embora durante a diáspora, como o Leviny, voltam para a wiki, mas mesmo assim a perda era grande. Tudo estava se normalizando e a wiki Universo Ben 10 Arquivos crescia. O antigo inimigo da wiki, Banjotophamhatt, retorna atormentando os usuários da TTTE Wiki e da Universo Ben 10. Suas contas acabam sempre banidas por Gabriel Fernando e The Pistol Star. Algo suspeito, era que Banjo sempre mandava o link do chat da TTTE Wiki, provocando os usuários.

Isso fez com que Pistol Star/Kirito e ClockWork217 sentissem vontade de investigar. Clock reativou a conta Pedro65 que havia sido desativada depois do Segundo Ataque de Caio1478 e a usou para investigar os usuários da TTTE junto com Kirito. Ali Kirito descobriu que os usuários da TTTE Wiki tinham envolvimento desconhecido naquilo, enquanto Clock entrou tardiamente e nada descobriu. Banjo cansou-se de atacar e os ataques cessaram.

Ao mesmo tempo em que Banjo atacava, uma pane nos servidores da Wikia bugava o chat e fazia com que usuários de outras wikis entrassem do nada, usuários antigos entrassem e falassem coisas estranhas, etc. Tudo foi normalizado.

Novo Conselho e Restauração da Wiki

A wiki, que estava quase entrando na falência, voltou firme e forte graças a Gabriel Fernando, que impediu que a wiki tomasse os mesmos rumos da Ben 10 Fanfiction que havia fracassado de uma hora para outra exatamente do mesmo jeito em que a wiki quase faliu na Era da Reforma: grande perda de usuários e com isso grande queda na produtividade. O que mudou era que na Ben 10 Fanfiction, Caio1478 nada pode fazer para conter toda aquela queda, enquanto o burocrata Gabriel Fernando pode conter tudo na Universo Ben 10. No dia 12 de Setembro de 2014, foi estabelecido o retorno do Conselho Administrativo.

BlazeX1 conversou com MegawX e Gabriel Fernando para o retorno do Conselho, para que pudesse administrar a wiki junto dos usuários. Os dois concordaram e naquele dia 12 de Setembro foi estabelecido o retorno do Conselho, que passou a se chamar Conselho Burocrático, formado por Gabriel Fernando, BlazeX1 e MegawX, um sistema de administrar infinitamente melhor do que o sistema que estava no poder durante a Diáspora. Assim, a wiki se reestabelece de vez, tudo muda na forma de administrar e o progresso chega novamente para a Wiki, mudando completamente os rumos. Ela conquista, novamente, o mesmo sucesso que tinha antes das brigas internas, e parte dos usuários e produtividade que se foram com a Diáspora, voltaram. A wiki foi novamente "reformada" da entropia que passava anteriormente.

O retorno de Caio1478 - protestos de ClockWork217 e Afc

No dia 13 de setembro de 2014, os usuários acabam surpreendidos por um misterioso usuário, TheGnormo. Ele revela ser Caio1478. ClockWork217, sabendo que aquele era o mesmo Ditador que havia "humilhado meia-wiki" no passado, tentou alertar os administradores, sendo que o administrador online era o burocrata MegawX, que nada fez. Caio alegou que pediu para voltar para wiki ao burocrata Gabriel Fernando, fato posteriormente negado quando outras pessoas, incluindo Entidade Sombria e o proprio Gabriel entraram no Chat. 

ClockWork217, Afc e Mr Supremo eram contra Caio. Clock foi humilhado publicamente por Caio no passado, Afc sabia do que ele era capaz e Mr Supremo era apenas um novato. Clock usou foto de IP por uma semana como forma de protesto e foi acusado por pessoas como Garoto legal, The Pistol Star. Caio J e MegawX de apedrejar Caio1478. Como resultado, ClockWork217 ainda citou exemplos de bandidos famosos como justificativa, mas foi ameaçado por The Pistol Star e por outros usuários. Garoto legal postou um exemplo que Nano mencionou no chat e disse que queria fazer "o que eu te falei no pvt". Desconhece-se o que eles conversaram, mas ClockWork217 acha que estavam "planejando um complô" contra ele, mas Gabriel Fernando disse que nada seria feito contra Clock.

Posteriormente, ClockWork217 colocou um avatar do apresentador Marcelo Rezende, demonstrando que aceitava Caio, mas apesar disso não queria ele dentro da wiki, convivendo com os outros para evitar os mesmos eventos desastrosos que ele fez na conta Ru5. Ele foi avisado por Gabriel Fernando que Caio seria rigidamente vigiado. Antes de seu bloqueio, ele entrava no chat com a conta TheGnormo convivendo com os outros.

Levantes de Setembro

Depois disso, usuários baderneiros começaram uma série de tumultos, até que Gabriel decide dar um basta. Bane os baderneiros na medida do possível, assim sendo taxado como péssimo administrador. Logo depois, vários outros tumultos foram surgindo, causados por Kirito (Kirigaya Kazuto). Quando o mesmo foi bloqueado, fez diversas ameaças, alegando ter sido bloqueado injustamente. Depois, no atendimento, Kirito resolve reclamar com a staff sobre seu bloqueio, a mesma manda ele mandar um email. Logo em seguida, Gabriel começa a discutir com Kirito, e logo VinhoGiles se junta discussão, causando um pequeno tumulto. Enquanto, Garomus, o administrador local estava ausente.

Bloqueio de TheGnormo

No dia 9 de Outubro de 2014, Caio repete algo que ClockWork217 havia feito durante a Ditadura1478: plantou intrigas para causar conflitos entre duas partes. Mas essas "duas partes" seriam duas wikis, a Universo Ben 10 e a The Sims Wiki. O golpe foi prontamente descoberto pelos administradores e Caio acabou bloqueado em infinito por BlazeX1, por ter descumprido com o trato. Caio também foi bloqueado infinitamente na The Sims Wiki por RosaMafalda17. Aquilo apenas confirmou as suspeitas de que Caio queria mais algo do que voltar pra wiki. Mais tarde, a conta foi denunciada pelo ClockWork217 aos staffs para se vingar do apedrejamento que recebeu, junto com a conta UltimateX1224, pertencente ao Caio.

Caso TGummy

Certo dia, enquanto os usuários conversavam no chat, um usuário chamado ThiagoWatt (atualmente TGummy) entra no chat fazendo spam e floodando, ele acaba banido por Gabriel Fernando. Depois de um mês, Ichidaisy, administrador novato, informa à alguns usuários que TGummy estava fazendo uma ditadura na Wiki Irmão do Jorel.

Assim, os usuários decidem ajudar a retirar TGummy do poder. Após fazerem uma votação, GL vai até o mural de TGummy reclamar, assim causando uma enorme confusão. Na mesma hora, Garomus chega e diz que a staff estava ciente do caso, logo depois a conta de TGummy é desativada e o conflito se encerra.

Caso Fim de uma Era

Poucos dias antes do fim de Omniverse, alguns usuários estavam tristes achando que seria o fim de toda a Franquia. Alguns sairam, pois achavam que tudo havia acabado, outros já diziam sair. O possível fim mexeu com todos, alguns já aceitavam o fim e diziam que nada é eterno. Gabriel Fernando decidiu fazer um thread, explicando a todos e dando força para que continuassem, pois aquele não era o fim, era o começo de uma era.

Logo depois, o fim de Omniverse foi transmitido, todos ficaram maravilhados com o final e tristes por não terem falado nada sobre outra série. Depois, eis que surge algo que desperta a alegria de todos, um canal no youtube havia acabado de publicar uma entrevista com os criadores da Franquia, foi confirmado que haveria uma nova série, assim deixando todos felizes, com isso a paz e alegria retornam ao chat. Assim, a Era da Reforma se encerra.

Antecedentes

No dia do final de Omniverse, usuários estavam tristes achando que seria o fim de toda a franquia Ben 10, e consequentemente, da wiki. Alguns sairam, pois achavam que tudo havia acabado, outros já diziam sair. O possível fim mexeu com todos, alguns já aceitavam o fim e diziam que nada é eterno. O burocrata Gabriel Fernando decidiu fazer um thread assim como fez nos tempos da Diáspora, explicando a todos e dando força para que continuassem, pois aquele não era o fim, era o começo de uma era. Com a divulgação de uma entrevista confirmando uma nova série, tudo voltou ao normal, encerrando a Era da Reforma.

Caso Cromático Supremo

Um dia, um usuário chamado Cromático Supremo surgiu no Universo Ben 10.Muitos usuários desconfiavam de Cromático ser alternativo de SirRandoso, exceto Ichidaisy. Ichidaisy acreditou na conspiração envolvendo Cromático e propôs um interrogatório junto a ClockWork217, Deathstroke13 e Flamarcos. Feito isto, ele e Death haviam arrumado três pistas de que fosse Random:

  • Ele levou algum tempo para responder seu nome, José Augusto, o que pensaram que ele tivesse visto o nome do fundador José Pedro;
  • Ele afirmou ter 13 anos, idade de Random;
  • Ele em momento algum referiu o nome "Random", sendo que, segundo pesquisas científicas, a mentira pode ser identificada também pela falta do nome do próprio em uma história.

Logo após Cromático sair dali ofendido, minutos depois um usuário novato chamado TeenPeng apareceu no chat se dizendo ser da Club Penguin Wiki. Alguns segundos depois, GL anunciou que não existiam contribuições de um TeenPeng na Club Penguin. O interrogatório continuou contra Peng, até que Gabriel Fernando, desconfiado, lhe baniu. Instantaneamente, Ichi desbaniu Peng e pediu a GF que conseguisse mais uma prova para banir alguém, uma vez que em seu passado se meteu em muita confusão por afirmar precipitadamente. GF lhe deu um prazo de até o fim da noite para provar que TeenPeng não fosse Cromático, e/ou que Cromático não fosse Random.

Ichi o fez. Reuniu todo o grupo de detetives e contou que tinham algumas horas para provar algo. Eles encontraram um tópico de Cromático quando anônimo, dizendo a Powerpokemon que iria criar uma conta. A conta que veio a seguir e disse "Oi" foi a tão falada Cromático Supremo, que teve seu IP anotado por Ichi. Eles imploraram que TeenPeng deslogasse e dissesse algo em seu mural, o que ele só fez depois de ser convencido por Flamarcos. Ichi voltou do ausente em cima da hora, quando o IP de Teen estava divulgado.

Levando em conta que Random morava em São Bernardo do Campo, ClockWork217 rastreou o IP usando um programa que costumava usar para denunciar fantocheiros na Wikipédia. Teen morava em Pernambuco, enquanto Cromático morava em Minas Gerais. Ichi pôde afirmar que eram pessoas diferentes, apesar de Cromático Supremo nunca mais ter entrado. Se desculpou com Teen pelo que aconteceu, com ele virando um usuário.

Caso Acelerado2003

No dia 23 de Novembro de 2014, o usuário Acelerado2003 fazia edições incorretas (vandalismos) pela wiki Universo Ben 10 e apesar de receber diversos avisos, continuava. Ele retrucou os usuários que o avisavam, continuava vandalizando e acabou bloqueado por 2 semanas por Gabriel Fernando. No dia 28 de Novembro, mesmo dia de seu bloqueio, ele migrou para a wiki Universo Ben 10 Fanfiction, onde editou fanfics alheias sempre nos mesmos padrões que fazia no Universo Ben 10.

Foi avisado por Deathstroke13, retrucou, continuou a vandalizar e acabou bloqueado. Mas seus vandalismos deixaram rastros: ele bugou a categoria Séries ao vandalizar, fazendo fanfics abandonadas serem as mais visitadas. O problema era que os critérios para se classificar de um concurso para "Série em Destaque" era sua série ser uma das seis mais visitadas. A 3 dias do concurso, os usuários ficaram muito nervosos com Acelerado2003, o "lincharam" moralmente e deram hiatus em suas séries até que tudo fosse resolvido. Isso levou Entidade Sombria a fazer um blog pedindo para os usuários pararem, e tudo ocorreu normalmente no concurso.

No dia 13 de Dezembro de 2014, Acelerado cumpriu seu bloqueio, e vandalizou 9 minutos depois disso. Gabriel Fernando o bloqueou na hora, e no mesmo dia o usuário foi eliminado por ClockWork217 durante os eventos do Caso dos Bloqueios Globais.

Caso dos Bloqueios Globais

No dia 13 de dezembro de 2014, ClockWork217 resolveu denunciar Acelerado2003 aos staffs por ter menos de 13 anos e por vandalizar continuamente as wikis Universo Ben 10 e Universo Ben 10 Fanfiction. Ichidaisy lhe passou uma prova de que aquilo era verdade, ClockWork o denunciou. Gabriel Fernando mandou um thread onde o Super hiper mega supremo fazia baderna e confessava sua idade.

ClockWork o denunciou junto com Acelerado. Em seguida ele denunciou a dupla Yuri Quaresma e Powerpokemon pois eles estavam brigando com as pessoas e plagearam a franquia Omniworld, nunca paravam nem com avisos e bloqueios. Por fim, ClockWork denunciou Ricardo12Oliveira, que estava enchendo o saco das pessoas no chat.

No dia 3 de Dezembro de 2014, ClockWork217 estava olhando a Universo Ben 10 Fanfiction e por acaso viu um blog do usuário Rickelmy lopes aonde ele anunciava uma nova fanfic. Quando ele foi conferir o post de blog com o familiar titulo "Ben 10: Ultimatetrix", ele viu que não era apenas uma fanfic com o mesmo titulo que a dele: era uma fanfic com o mesmo conteudo de uma fanfic que ClockWork mantia na Ben 10 Fanfiction. Um claro caso de plágio.

Clock rapidamente alertou aos administradores. BlazeX1 deletou o blog e Clock o avisou em seu wall. Pouco depois, o usuário percebeu que Rickelmy havia criado uma wiki com titulo parecido com o da Universo Ben 10. E como se não bastasse, TODOS os artigos foram copiados de artigos da Universo Ben 10ClockWork217 denunciou Rickelmy e a wiki aos Staffs. Quando ele descobriu que ele tinha 10 anos de idade, Clock tratou de mandar mais um e-mail aos Staffs pedindo que a conta fosse desativada. Macherie ana respondeu tudo e baniu Rickelmy lopes da Wikia, por ter criado a wiki ilegal e por ter 13 anos.

Todos foram desativados globalmente, e os usuários reagiram de maneiras diferentes. No dia seguinte, Super, Yuri e Power reclamaram com Gabriel Fernando e voltaram com novas contas. Ricardo disse que cumpriria sua pena. ClockWork217 denunciou a nova conta de Quaresma, PulsoY, que foi desativada, e deixou Super e Power ficarem por enquanto. O caso acerretou no cancelamento das fanfics Speed10, de Powerpokemon, e Ben 10:Saga Omnitrix, de Yuri Quaresma.

Entidade Sombria pede para Clock parar de denunciar. Ele para, com medo de ser bloqueado, mas era tarde, o caso acarretou cancelamentos de fanfics e caos no planejamento das mesmas. Super se arrepende de tudo o que causou de mal e Yuri Quaresma criou a conta Yuri Supremo e se rendeu a um bloqueio de 3 meses por Renzo13.

Volta do Nostalgia Drive

No início de Dezembro de 2014, VinhoGiles é chamado por BlazeX1, Entidade Sombria e Gabriel Fernando para ajudar a retornar o visual Nostalgia Drive no Universo Ben 10, a qual os usuários estavam sentindo falta. Tal mudança foi feita também devido a uma atualização da barra da Wikia, que assumiu o branco como cor padrão e estava em contraste com as cores escuras da wiki.

Após o término da mudança de visual, VinhoGiles passou a frequentar mais o chat do Universo Ben 10.

Levinho

Despedida final de Leviny

Retorno Leviniano

Na tarde do dia 22 de dezembro, Darkness096 retornou. Com ele, vieram MegawX e ThunderSoft, sendo que usuários, principalmente Ichidaisy (que já tinha o pressentimento de uma "invasão Leviniana" desde uma semana atrás), ficaram desconfiados. Assim Thiago FigueiraXD também entrou, reclamando do nome de "Ichidaisy" e questionando que "agora eles contraram administradores do Japão". Ichidaisy perguntou se havia algum problema, causando certa discórdia. Inclusive, mais tarde, no Universo Ben 10 Awards, Ichidaisy incluiu Thiago FigueiraXD na categoria de "Usuário mais irritado".

Ichidaisy e Deathstroke13 começaram a brigar com os Levinianos, que sempre os ofendiam por tudo o que dizia. Uma hora, ao Ichidaisy mencionar o que eles haviam feito na Diáspora, ele foi calado por Gabriel Fernando e BlazeX1, dizendo que ele estava "querendo puxar briga" e que iria banir os dois se continuassem. Ele foi comparado a Kirito (Kirigaya Kazuto) por Thiago. Assim, irritado e nervoso, Ichidaisy não viu outra opção a não ser se auto-banir por três horas, apesar de ser imediatamente desbanido por Gabriel Fernando.

Mais tarde, ele retorna ao chat vendo a falta dos Levinianos, já tendo conversado com Deathstroke13 por mensagens privadas enquanto estava banido (enquanto alguém está banido, ela pode falar no privado com outras pessoas). Darkness096 estava presente, e contou a Thiago Figueira que BlazeX1 havia o chamado de "otário" e usuários haviam chamado MegawX de "chato". (alguém adiciona aqui? esqueci o que aconteceu depois) Assim, ele foi banido, mas Ichidaisy mandou o link da Wiki Ichidaisy e pediu que alguém entrasse em contato com ele para apaziguar a situação por lá. BlazeX1 contatou Thiago Figueira, que entrou na Wiki, onde já estavam todos os usuários.

Confissão Thiagana

Confissão de Thiago FigueiraXD em relação a SirRandoso e aos Levinianos

Assim, iniciou-se uma conversa entre todos presentes. Thiago focou-se, principalmente, em ofender Deathstroke13 por ser "chato". Ele discutiu com Entidade Sombria e VinhoGiles, sem precisar se restringir pela falta de regras. Durante a discussão, inclusive, Thiago admitiu que eles odiavam SirRandoso no grupo, com isso principalmente afirmando que há um grupo. Ele também contestou a veracidade do conteúdo do Universo Ben 10 Arquivos, dizendo que "se faziam de heróis e os faziam de bandidos". Tal fato gerou a uma onda de xingamentos da qual Entidade Sombria fez parte, se arrependendo logo depois.
Conflito Leviniano - Thiago 3

Fragmento do conflito entre Thiago FigueiraXD e Gabriel Fernando

Durante o conflito, Leviny criou contas fake para entrar no chat, sendo sempre bloqueado por Gabriel Fernando, que comentou sobre isso na Wiki Ichidaisy. Assim, Thiago Figueira o insultou, iniciando cerca de trinta minutos de briga entre os dois. Ao término, o mesmo deu rapidamente "feliz natal" "tchau" e se retirou, sem o sucesso que Ichidaisy pretendia ao levá-lo até sua wiki.

De volta ao Universo Ben 10, Ichidaisy, BlazeX1 e Deathstroke13 pediram a Gabriel que não bloqueasse mais as contas de Leviny, para ver o que ele tinha a dizer. Assim, Leviny retornou com a conta "Lego Leviny" e afirmou dizer que daria o que acha de cada usuário. Ele, ThunderSoft e Darkness096 logo começam a ridicularizar Gabriel Fernando por colecionar bonecos de Ben 10. Ele foi fortemente defendido, até sair por estarem pintando sua casa. Após isso, o chat bugou duas vezes e Leviny não retornou.

Em seu retorno, Leviny afirmou só ter retornado para dar um feliz natal a todos, pois ainda tinha um pouco de consideração pelo site. Dando um adeus e reclamando da recepção que recebeu (apesar de ter chegado xingando e usando caixa alta na semana anterior), ele se despediu, mas se irritou com Ichidaisy e xingou até ser bloqueado por infinito na última conta.

Caso Fabio 10

Fabio 10 (Print1)
Já nos primeiros dias de 2015, um usuário novo chamado Fabio 10 entrou na wiki e já se familiarizava com os usuários no chat. O seu modo de escrever já revelava que Fabio era supostamente um usuário menor de 13 anos, o que fez alguns usuários o perturbarem. O comportamento infantil e estranho do novato no chat incomodava vários outros, como Garoto legal, Kirito (Kirigaya Kazuto) e ClockWork217.

Quando JediArlight entrou no chat, fingiu ser um membro da Wikia Staff e disse que iria bloquear Fabio 10, amedrontando-o. Gabriel Fernando agia contra as zoações com o novato, que não paravam. A situação ficou tão crítica, que Fabio chamou a sua mãe, que conversou com os usuários sobre o que estavam fazendo. Fabio supostamente estava chorando por causa das ameaças de bloqueio.

Pelo Facebook, Gabriel Fernando tentava resolver a situação falando com a mãe de Fabio. O burocrata explicou o que havia acontecido e Fabio retornou ao chat normalmente, mas continuava com seu comportamento peculiar.

...

Caso Foxhound

...

Reviravolta no Caso Pistol Star

...

Caso NonaRebyk

A Equipe Knox (originada do AnonKyber, que tentou arruinar a Revolução Anon em 2012) retorna e passa a ameaçar a wiki.

Curiosidades

  • Originalmente, essa era se chamaria Era do Renascimento. O nome foi decidido numa votação, mas esta foi contestada e uma nova votação foi feita. Logo, o nome escolhido foi era de bronze.
    • Artuaii queria que essa era se chamasse de "Idade da Fênix".
  • É uma das eras mais longas do Universo Ben 10, tendo 2 anos e 5 meses de duração.
Períodos Históricos do Universo Ben 10
anterior seguinte
Era da Reforma Era de Platina

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.