FANDOM



Era Comunitária é um período histórico do Universo Ben 10 (Ben 10 Wiki, na época) marcado pela ausência total de burocratas ou administradores - devido a saída de José Pedro - deixando a wiki a mercê de qualquer contribuidor que quisesse editar a wiki. Apesar de terem ocorrido muitas depredações, o site com o tempo pôde contar com usuários que o adotaram e passaram a investir tempo e energia na evolução das páginas do domínio, tornando-o célebre e reconhecido pela comunidade online de Ben 10, assim atraindo mais usuários formando assim uma comunidade.

Cronologicamente, esta era começa no dia 10 de Agosto de 2010 com a criação da conta de Artuaii (um anônimo da era anterior), e se encerra em 9 de Novembro de 2011, quando Caio1478 retorna de suas outras wikis e avisando Artuaii em sua página de discussão - já que os dois eram o time administrativo da wiki naquele tempo, devido a uma reivindicação que fizeram - instaurando assim um governo autocrata, inicialmente no chat, mas tempos se estendendo por todos os campos da wiki, conhecido como "Ditadura1478".

História

Antecedentes (primeiro semestre de 2010)

Aos poucos, a Ben 10 Wiki crescia em número de usuários e também de páginas, tornando-se uma incrível referência lusófona da franquia na internet. Vários IPs anônimos editavam e algumas contas também, embora fosse raro ver uma transitando. As interações eram mínimas e o conceito de comunidade ainda muito rudimentar e embrionário.

Surgimento de Artuaii (segundo semestre de 2010)

Um dia, um dos IPs que editava mais avidamente registrou-se com o nome Artuaii. Munido de uma conta, Artuaii decidiu tornar da Ben 10 Wiki um espaço virtual no qual pudesse comandar e alterar ao seu bel prazer, além de não precisar pagar pelo mesmo. Logo, Artuaii estabeleceu um padrão de edições e se impôs perante a diversos usuários. O comportamento de Artuaii esbarrou no de outros editores, como Bielrugero e Caio1478. Durante o tempo, Salada22, que havia se ausentado por meses, foi tido como administrador por Aristóbulo, que o convidou para a ideia de 019mgq: o Fórum Geral. Entretanto, Salada apenas respondeu que não era administrador, só tinha muitas edições.

Diversas batalhas de edições ocorreram neste período, enquanto a wiki era fartamente vandalizada. Outro ponto marcante foi a utilização das páginas de discussão para conversas em geral sobre variados assuntos.

Comunidade em ascensão (primeiro semestre de 2011)

A wiki crescia exponencialmente, e apesar de alguns usuários como Bielrugero e o próprio Artuaii desenvolverem suas "cópias" da wiki, nenhuma réplica superava o sucesso do projeto de José Pedro. Nessa época vários usuários tentaram galgar ao cargo de administrador para exercer algum real controle sobre a comunidade. Um exemplo era Caio1478, que sempre procurava formas de tornar-se burocrata e conversava regularmente com Artuaii sobre isso. O próprio Artuaii tentou tornar-se burocrata em janeiro de 2011, mas falhou quando o Staff que contactou, Brandon Rhea, solicitou que o usuário contactasse outro editor, Marcelo Fernandes Roma. Apesar disso, Artuaii impunha respeito perante aos usuários pelo seu alto número de edições e era reconhecido informalmente como o "dono" da wiki. Houve pelo menos um ataque pornográfico em relação à wiki neste período.

Nesta época, também, diversos usuários novos se juntaram à wiki, tais como Sharkaron, Gabriel Malta e Cyber eco; nomes que em breve fariam história.

Conquista da Wiki (meados de 2011)

Depois de diversas conversas, Caio finalmente viu uma forma de tornar seu sonho de liderar a Ben 10 Wiki em realidade. Para tal, ele solicitou que Artuaii refizesse o pedido de adoção, mas em seu nome (Caio tinha poucas edições e por isso precisava de um testa-de-ferro). Artuaii refez o pedido e no dia 2 de julho a Staff Merrystar promoveu-o aos cargos de administrador e burocrata. A wiki enfim tinha uma liderança oficial após quase dois anos no escuro. Dois dias depois, Artuaii agraciou Caio com os mesmos direitos. Estava iniciado um novo momento na história da wiki.

Caio utilizou seu conhecimento de design e códigos para realizar uma cópia traduzida da Ben 10 Planet, transformando a Ben 10 Wiki PT em Planeta Ben 10. Regras foram criadas (apesar de não serem seguidas) e o chat foi ativado. A wiki obteve um visual muito mais atraente e diversas páginas explicando sobre o teor de edições, imagens e etc foram criadas (apesar de todas serem traduzidas do Ben 10 Planet). Caio ficou realizando estas tarefas por determinado tempo até ausentar-se por completo por razões desconhecidas.

Transposição de tempos (segundo semestre de 2011)

Durante o segundo semestre de 2011, a wiki continuou a crescer progressivamente. Artuaii teve a brilhante ideia de criar o blog Batalha dos Aliens, e com isso atraiu todo o tipo de usuário e até mesmo contas anônimas, possibilitando assim uma grande integração com a comunidade. Assim, a wiki prosperou apesar de ainda ser bastante vandalizada e não haverem regras que realmente fossem válidas. O chat vez ou outra transformava-se em um pandemônio graças à presença de Taken 3d e Garoto Legal, e ninguém poderia fazer nada pelo fato de Artuaii não poder entrar no mesmo. O fato de Artuaii não entrar no chat também serviu para engrandecer sua figura como alguém misterioso e temível.

Estes acontecimentos continuaram em um grau parecido quando Caio retornou, já no fim do ano. Ele estabeleceu que cuidaria da "burocracia" enquanto Artuaii estaria a par dos direitos dos usuários. Com uma mentalidade distorcida, Caio passou a abusar de seus direitos e decretou uma nova era na wiki: a Ditadura1478.

Usuários notáveis

IPs reconhecidos

Citações

Esta wiki não merece ser a representante de Ben 10 na língua portuguesa. Existe outra Wiki de Ben 10 em português. Pode ter menos artigos, mas está em "fase de crescimentos". Eu mesmo sou o administrador dela. O link segue ao lado: "pt-br.serieben10.wikia.com".

Bielrugero, criticando a Ben 10 Wiki e apontando a sua.

Hi. Your contributions look great, however another user, Marcelo Fernandes Roma, has also been fairly active on the wiki. Please leave Marcelo a message letting him know about your request, that way he has a chance to chime in and give his opinion too. Thanks!

— Resposta de Brandom Rhea no primeiro pedido de adoção de Artuaii.

Curiosidades

  • Artuaii em Janeiro de 2011, antes da conquista da Wiki, tentou adotar a wiki enviando um requerimento na Central da Comunidade (americana). Todavia ao receber a resposta de Brandom Rhea de que teria que consultar Marcelo Fernandes Roma para concluir a ação, ele descontinua a investida dando a mesma como fracassada.[2]
  • Muitos blogues contentes com o evoluir da wiki copiaram páginas inteiras, e a comunidade de Ben 10 da época reconheciam as informações postadas na wiki como verdadeiras e confiáveis. Isso também ajudou na disseminação de desinformações da série pela internet, devido a fanfictions presentes nas edições de muitos usuários.[3][4][5]

Referências

  1. Edição de Clock em janeiro de 2011
  2. Pedido de Brandon Rhea para consultar Marcelo na adoção
  3. http://planetaben10000.blogspot.com.br/
  4. http://mania-ben10.blogspot.com.br/2011/07/calafrio.html
  5. http://oblogdoben10.blogspot.com.br/2012/02/gwendolyn-tennyson.html
EVENTOS e CASOS
UB10QW.png Pré-Comunidade Fundação da WikiChegada de Salada22
Era Comunitária Chegada de ArtuaiiRixa Artuaii/Victor H. F. MoreiraChegada de Caio1478Conquista da WikiExplosão de Novos Usuários
Ditadura1478 Caso BielrugeroCaso MedalhasConflito com o Ben 10 PlanetRixa Caio/ArtuaiiPrimeira Votação para AdministradorCaso Anti-UsuáriosCaso VinhoGilesCaso das Contas FemininasCaso Morre ArtuaiiCaso Uhaa753Caso AnonymousBRCaso Inspetor 13Ataques de MarçoCaso FamousToonsFacialBloqueio Global de Caio1478Caso Nanomech217Caso Cavaleiros NegrosRevolução Anon
Era de Ouro Primeiro Ataque de Caio1478Caso BanjoSegunda Votação para AdministradorCrise das Imagens FanfictionSegundo Ataque de Caio1478Surto BWDCaso CloneTrooperMijai-RevoluçãoCaso Universo Caio Ben 10Revolução Hail Hydra (Plano MarchCaso Jordanraiol) • Fim das LutasCaso Creeper BrasileiroCaso Bel TennysonCaso RadicaJoãoLevantes de Fevereiro
Era de Prata Revelação M-AVotação para o Blog Oficial da WikiCaso Blue LabelCaso LevinianosReconciliação de VinhoGilesRevolução The Sims WikiCrise do OmniProjectAtaque ao The Ultimate BloggerBloqueio de LevinyCaso SmallviewConflito com a RuneScape WikiCaso SpellblinderLevantes de JaneiroCaso JokerSuspensão do ConselhoCaso Wikia da DepressãoSequestro do UndertownReformulação1478Caso GuiRauppDiásporaCaso TGummyCaso SaikenRetorno de Banjo
Era de Bronze Reestruturação da WikiRetorno do ConselhoImpeachment de SirRandosoCaso Cromático SupremoUB10 vs WNCaso Pistol StarGabriel Fernando vs BlazeX1Caso Acelerado2003Caso dos Bloqueios GlobaisRetorno LevinianoTerceira Votação para AdministradorCaso Fabio 10Caso FoxhoundReviravolta no Caso Pistol StarCaso NonaRebykSucessão AdministrativaControvérsia dos Sábados SecretosCaso Jeff 122Bloqueio de GFCaso AnonymousGuerra CivilPós-Guerra CivilReviravolta TGummyCaso EstatísticasSegunda DiásporaPrimavera Juvenil (Caso PauikiFãCaso Juniorbf41Bloqueio de Acelerado2003Caso Investigador2097)
Era de Platina Novo RenascimentoCaso Rei Abacaxi (Caso Armagedon2000) • Caso OmnipédiaRetorno de Antigos Usuários
M-As Fundação dos M-ACaso Morre-ArtuaiiRixa Elite Morre-Artuaii/M-A ComandanteM-A's vs Besouros-NegrosRebelião do VentreSurto BWD (Revolução Anon BWD) • Mijai-RevoluçãoEvento DestroyerSurto MijaiRevelação M-A
CAVALEIROS NEGROS/
HAIL-HYDRA'S
Ataques de MarçoCaso Nanomech217Caso Hail HydraCaso Cavaleiros Negros (Revolução Anon) • Revolução Hail Hydra

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória