FANDOM

O Caso dos Bloqueios Globais foi um caso envolvendo as wikis Universo Ben 10, Universo Ben 10 Fanfiction e Wiki Ben 10 MundoFanfiction que resultou na desativação de cinco contas globalmente, na Era da Reforma.

História

Progresso do Caso

Depois dos eventos de casos como o Caso Acelerado2003, ClockWork217 estava cansado de badernas na wiki. Acelerado e outros usuários "colecionavam" avisos e vandalizavam mesmo depois de avisados. No dia 13 de Dezembro de 2014, ClockWork estava conversando junto com os administradores Ichidaisy e Gabriel Fernando. Gabriel falou que o Acelerado2003 cumpriu sua pena de bloqueio, mas 9 minutos depois, Acelerado voltou a vandalizar. Ichidaisy aplicou um bloqueio ao vândalo.

Clock viu que ele causava apenas problemas e perguntou a idade dele. Ichidaisy mandou um link da Apenas um Show Wiki, sua página de usuário, onde ele declarava ter 11 anos. Determinado a "frear" o ciclo de problemas de Acelerado, Clock o denunciou para os Staffs, enviando o link da Apenas um Show wiki como prova.

Eis o e-mail:

Boa noite, mais uma vez.
Achei outro usuario que tem menos de 13 anos, a idade minima para registrar-se na Wikia. Dessa vez trata-se do usuario Acelerado2003.
http://pt-br.apenasumshow.wikia.com/wiki/Usu%C3%A1rio:Acelerado2003
Ele confessa acima na infobox de sua userpage ter 11 anos de idade. Eu gostaria que voces tomassem as devidas providencias e bloqueassem o usuario globalmente por 2 anos, pois 11 + 2 = 13. Alem disso, ele causou problemas em wikis, quase estragou um concurso de fanfics vandalizando paginas e danificando uma categoria na wiki Universo Ben 10 Fanfiction.
Desde ja agradeco;
Lucas Oliveira/ ClockWork217.

Antes de enviar o e-mail, Clock protegeu a página de usuário de Acelerado apenas para administradores, como forma de evitar que ele apagasse sua idade.

Gabriel Fernando e Ichidaisy ficaram neutros. Gabriel mandou um link de um thread onde o Super hiper mega supremo irritava usuários e provocava baderna. Vendo que ele era menor de 13 e causava muitos problemas, Clock também o denunciou, enviando o thread como prova, como mostra o e-mail original:

Boa noite.
Olhando pela wiki Universo Ben 10 hoje, encontrei algo valioso:
http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Conversa:215385#55
O usuario Super hiper mega supremo afirma ter criado a sua conta com 10 anos. Se ele se registrou em 2013, ele tem hoje 11 anos. Ou seja, ele tem menos da idade admitida para ser usuario da Wikia, voce deve ter 13 anos para se registrar. A maior prova eh a propria admissao do usuario no link acima.
http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Especial:Contribui%C3%A7%C3%B5es/Super_hiper_mega_supremo
Poderiam dar um jeito no usuario e tomar as devidas providencias, dando-lhe um bloqueio global de 2 anos (11 + 2 = 13)?
Desde ja agradeco
Lucas Oliveira/ ClockWork217

Nano também resolveu eliminar Yuri Quaresma, bloqueado por 3 meses na Universo Ben 10 Fanfiction. Yuri vivia brigando com as pessoas e copiando imagens, recebendo mais de cinco avisos. Ele enviou um thread onde ele confessava sua idade para os Staffs, e ainda denunciou seu amigo Powerpokemon, que também andava gerando baderna na wiki, conforme mostra o e-mail:

Boa noite novamente.
Alguns amigos me avisaram que os usuarios Yuri Quaresma e Powerpokemon confessaram ter 10 anos nesses links:
http://pt-br.ub10fanfiction.wikia.com/wiki/Conversa:33620#24
E como todos sabem, voce deve ter 13 anos para criar uma conta na wiki. Se possivel, poderiam aplicar um bloqueio de 3 anos (10 + 3 = 13) aos dois individuos?
Desde ja agradeco;
Lucas Oliveira/ ClockWork217

Por fim, Nano denunciou Ricardo12Oliveira, que incomodava os usuários com piadinhas ruins e se intrometendo em assuntos de outros usuários. Ele confessou ter 12 anos de idade em sua página de usuário, o que causou seu bloqueio, conforme mostra esse e-mail:

Boa noite.
Novamente eu acho outro usuario com menos de 13 anos: Ricardo12Oliveira.
http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Usu%C3%A1rio:Ricardo12Oliveira
Ele confessa acima ter 12 anos. Menos um ano da idade permitida. Se puderem, poderiam bloquea-lo globalmente por 1 ano?
Desde ja agradeco;
Lucas Oliveira/ ClockWork217.

Reações

Quando avisou aos usuários, houveram diferentes reações. Deathstroke13 ofereceu a Nano provas que Yuri tinha de fato, 10 anos de idade. Entidade Sombria "quase estrangulou" Nano, nas palavras de Gabriel Fernando, disse que o que ele tinha feito feria os conceitos de Comunidade (que eram fortemente desaprovados por Nano em outras oportunidades, como o fato de direito ao voto para todos), e diz para ele não fazer aquilo de novo. EmanuelFN diz ser uma atitude de criança e Arth L. Neto diz ver aquilo como uma "vingança perante usuários que carregam consigo uma desvantagem da menor idade". No dia seguinte, a staff Macherie ana respondeu aos e-mails de Clock e desativou todos, para a alegria do usuario.

Retorno dos Usuários

No dia seguinte, 14 de Dezembro, o usuário Super hiper mega supremo mandou uma mensagem anônima a Gabriel Fernando e disse que sua conta foi desativada. Gabriel permitiu que ele criasse uma nova conta, Alien X Supremo1. Yuri Quaresma também mandou uma mensagem, e Gabriel o orientou a como criar uma nova conta. Yuri criou uma nova conta, Pulso Y (referência a um personagem seu na Wiki Lutas no Chat e de sua fanfiction), mas foi novamente desativado por ClockWork, que guardava fortemente rancor por plágio por parte da Franquia Omniworld, conforme mostra o seguinte e-mail:

Boa tarde.
Ontem eu denunciei o usuário Yuri Quaresma por ter 10 anos de idade (você deve ter 13 para acessar a wikia). Porém descobri hoje que ele está contornando bloqueio com a conta PulsoY, conforme ele confessa aqui:
http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Conversa:247156
Poderiam tomar as devidas providências e rebloquear o usuário?
Desde já agradeço;
Lucas Oliveira/ ClockWork217.

Ricardo, que já estava prestes a completar 13 anos, resolveu não criar uma conta até o aniversário para não passar o que passou. Apesar disso, ele seria desbloqueado aos 13. Powerpokemon retornou como PowerUltimate, e Clock resolveu não bloqueá-los enquanto tivessem aprendido a lição. Alien X Supremo1 admitiu, em um thread do Universo Ben 10, que deixaria de discutir em tópicos sobre lutas pois sempre acabava em briga. Yuri retornou em outra conta, Yuri Supremo, pedindo a Renzo13 que lhe bloqueasse. Com Entidade Sombria ainda enfurecido, ele declarou fim às denúncias, tendo o medo de ser bloqueado. Ainda assim, Acelerado2003 permaneceu desativado e sem retornar.

Confissão do Autor

Após o bloqueio múltiplo, Mordelegal publicou um Blog de Usuário no Universo Ben 10 FanFiction pelo bloqueio de Powerpokemon e dizendo ser o novo escritor da série do mesmo, Speed 10. Assim, Alien X Supremo1 e Power questionaram sobre Mordelegal ter lhes entregado quanto a nova conta. Ichidaisy foi avisá-los, disfarçadamente, que quem fez o ato já sabia das novas contas, com Gabriel Fernando lhe entregando e dizendo "Quer dizer que você sabe quem foi e não fala nada? rs".

Tendo isso, PowerUltimate foi ao mural de Yuri Supremo dizendo que sabia quem foi, acusando Ichidaisy de ter mentido sobre não fazer ideia de nada e de não ter sido ClockWork. Uma grande discussão se formou, principalmente por parte de Renzo13, que acusava Ichidaisy e Deathstroke13. ClockWork se assumiu, dizendo que não precisava da mentira de Ichidaisy, que tentando se explicar, admitiu e pediu desculpas a todos por um blog.

Durante tudo isso, Gabriel Fernando publicou a idade de GL no thread. Como Power era um de seus desafetos, GL e as outras pessoas ficaram com medo de que o proprio fosse entregue aos staffs, gerando uma briga sobre uma suposta "troca de lado" de Gabriel. A briga terminou tardiamente, com um pedido de desculpas dos dois lados.

Consequências

O caso gerou inúmeros debates sob a permissão ou proibição de usuários menores de idade na wiki Universo Ben 10. Uma cisão pós-caso aconteceu temporariamente, sendo que um lado defendia a permanência dos menores (pelo fato de Ben 10 ser focado em menores) e outro defendia a proibição (pelo fato da wiki precisar de usuários maduros). A Administração cogitou punir ClockWork217 pelo caso, mas quando o usuário manifestou seu arrependimento e que pararia com as denúncias, uma punição a ele foi descartada. Poucos meses depois do caso, Clock recebeu o cargo de administrador do Universo Ben 10 após dois anos de sua desnomeação.

Essa cisão pós-caso gerou uma crise interna e por pouco não gerou uma crise administrativa. Devido a confusão no thread de Power, a permanência de Deathstroke13 na wiki ficou em xeque, e por muito pouco ele não virou a sexta vítima do caso. Gabriel Fernando havia publicado sua idade no tal thread, gerando uma briga que por pouco não acabou com uma possível renúncia de Ichidaisy, que tentava intermediar a comunicação entre as vítimas e a administração. Felizmente, a discussão acabou com o pedido de desculpas de Clock e a crise não tomou grandes proporções. Mas algumas dessas discórdias foram revividas na Guerra Civil.

Porém, depois desse caso, a Administração se tornou mais rígida com casos de denúncia a Wikia Staff, e uma regra foi proclamada para bloquear quem usasse a denúncia para brincar ou para se vingar. Acelerado2003 foi punido em 2016 com base nessa regra, pois suas infrações desencandearam o caso, embora que indiretamente. O vândalo acabou permanentemente banido das wikis de Ben 10. Essa regra foi levada a tona na Guerra Civil e se tornou grande motivo de discórdia no Pós-Guerra Civil.

As vítimas se reintegraram entre os usuários e passaram a conviver normalmente entre eles, sob proteção da Administração e a garantia de que não seriam mais denunciados. Todas declararam ter aprendido a lição e se tornaram pessoas melhores após o incidente, tendo mais humildade e respeitando os usuários, sem cometer os mesmos erros do passado, o que indica que a medida de Clock, embora rígida, surgiu efeito.

Paradeiro das Vítimas

  • PowerCrystal tornou-se popular na Steven Universo Wiki, sendo uma pessoa melhor e atualmente está na conta Agente 00K7, mesclando entre edições na UB10 e na SU. Em 2017, cedeu sua conta a um usuário que causava problemas durante a Era de Platina, o (na época) vândalo Juniorbf41, que passou a utilizar a conta para seus ataques. Power criou a conta Agente 00K7 para resolver a situação, e após um longo conflito na Central da Comunidade, a conta PowerCrystal acabou sendo bloqueada globalmente, e o verdadeiro Power passou a editar com sua nova conta.
  • Alien X Supremo1 não perdoou Clock, o bloqueou no privado e também passou a editar na SU, tornando-se outro usuário respeitado por lá. Não é mais visto desde o final de 2015.
  • Yuri Supremo cumpriu o restante de sua pena de bloqueio e voltou as suas atividades no UB10 junto com as demais vítimas, agora sendo uma pessoa melhor. Porém, acabou sendo misteriosamente desativado em junho de 2015, por um usuário desconhecido, e permaneceu sem retornar até 2017, quando voltou a editar ativamente na Era de Platina (principalmente no Universo Ben 10 Fanfiction) com a conta KillerYuri345, sendo uma das principais peças do Novo Renascimento. Em julho de 2017, porém, anunciou um afastamento temporário das wikis de Ben 10 para dedicar-se ao seu projeto de tornar sua wiki, a Wiki Batalhas Animais, em uma reconhecida comunidade na Wikia.
  • Ricardo12Oliveira cumpriu seu bloqueio global e esperou até criar uma nova conta, PunisherWayne11, e voltou ao convívio normal com os usuários, dessa vez como uma pessoa melhor. Não é mais visto desde meados de 2016.
  • Acelerado2003, o único que não voltou após ser desativado, foi considerado o pivô do caso, e portanto, o verdadeiro culpado pelas denúncias em massa, atrás apenas de ClockWork217, que havia sido perdoado por ter sido o autor delas, mas as infrações de Acelerado desencandearam a onda de denúncias de Clock, ainda que indiretamente. Em 2015, Acelerado2003 foi sentenciado a 400 anos de bloqueio no UB10 pelas suas infrações. Em 2016, ganhou liberdade de seu longo bloqueio, porém Clock voltou atrás e no dia 13 de Dezembro de 2016, Acelerado2003 foi declarado culpado pelo Caso dos Bloqueios Globais e pela onda de vandalismos, trollagens e infrações gravíssimas que praticou em sua época, e acabou sendo definitivamente banido do Universo Ben 10. Atualmente vaga comentando asneiras em links de notícias de futebol por diversos veículos de imprensa, e está permanentemente banido das wikis brasileiras de Ben 10.

Vítimas

obs: vítimas listadas por ordem de denúncia

Curiosidades

  • O principal culpado pelo acontecimento foi Ichidaisy.
  • Os verdadeiros motivos foram que ClockWork217 estava muito cansado de badernas e plagios correndo solto, todos haviam recebido avisos sobre algo e continuaram. Acelerado e Yuri haviam sido bloqueados. ClockWork não quer brigar com as vitimas, mas quer explicar seus motivos a elas e ser compreendido.
  • De acordo com ClockWork217, o único que ele não se arrepende de ter denunciado é Acelerado2003.
  • Ironicamente, ClockWork217 tinha 12 anos de idade ao denunciar os baderneiros, o que gera uma grande reviravolta no caso. Atualmente, ele tem 13.
  • Em 2015, Yuri Supremo, a nova conta de Yuri Quaresma, foi misteriosamente entregue aos Staffs e desativada. Nunca se descobriu quem fez a denúncia, mas ClockWork217 nega ser o responsável. Yuri só voltou a Wikia muito mais tarde, durante a Era de Platina em 2017, com a conta KillerYuri345, dedicando-se ao seu projeto da Wiki Batalhas Animais e sendo uma importante peça do começo do Novo Renascimento.

Ver Também

EVENTOS e CASOS
UB10QW.png Pré-Comunidade Fundação da WikiChegada de Salada22
CAVALEIROS NEGROS/
HAIL-HYDRA'S

Também no FANDOM

Wiki aleatória