FANDOM



O caso do Rei Abacaxi foi um acontecimento que marcou o final de janeiro de 2017 aonde um célebre vândalo da Wikipédia e inimigo de longa data de ClockWork217 decide, para se vingar de suas investigações por lá que expuseram podres de uma rede de aliciamento de usuários novatos para cometerem vandalismo - o que Clock chama de "esquemas de corrupção" - e querer se vingar dele na única wiki ao qual administrava que poderia editar livremente sem restrições: a Universo Ben 10 Arquivos. As investigações eram parte de um tipo de delação premiada que Clock teria de fazer como parte de seu asilo político na Wikipédia.[1]

História

Antecedentes

Rei Abacaxi

No dia 20 de janeiro perto da madrugada, um usuário novo entra na Universo Ben 10 Arquivos editando a página de ClockWork217 deixando-lhe a definição de "corno" do Universo Ben 10 que tinha, por ventura, a famosa frase de: "O Viadinho Chegou"[2] Em outros artigos, Rei Abacaxi causa apenas depredação até que misteriosamente um VSTF chamado de Benny30111 e um outro da VSTF Wiki chamado de StarmanW começam a reverter os estragos e aplicam-lhe um bloqueio global. Após isto, Artuaii noticia os acontecimentos[3] afirmando com convicção que Rei Abacaxi era na verdade Juniorbf41 em suas tentativas desesperadas de reformular a wiki. Os dizeres também batiam, pois Abacaxi expunha que queria trazer o Universo Ben 10 a uma nova era, que seria reformadora, chamada de "Era das Trevas". Em paralelo, ClockWork bloqueia no UB10 Rei Abacaxi.

Já no dia 22, Rei Abacaxi II retorna causando algumas novas destruições e deixando um aviso para os usuários a respeito de si mesmo e de seus intentos:

Olá, não somos o Júnior, somos uma dinastia de reis do vandalismo cross-wiki, a qual trará a esta wiki a Era das Trevas, Rei Abacaxi, meu pai, o primeiro da dinastia foi humilhado ao ser comparado com esse vandâlozeco de merda, e estamos por enquanto atacando a outra wiki pois não conseguimos editar cá, e bem, em breve, provavelmente por meu filho ou meu neto, será inaugurada a Era das Trevas, AHAHAHAHAHA

Os danos foram revertidos por ClockWork2217 e Artuaii, sendo que o segundo responde aquela mensagem ameaçando o Rei Abacaxi de parar, pois seria capaz de até fazer todas as gerações de Benáticos voltarem a wiki para lutarem contra ele, tentando contato de todos os meios para conseguir isso. Na Wikipédia, um usuário misterioso deixou uma mensagem a ClockWork a respeito dos ataques deixando-o encucado, e fazendo-lhe associar o caso Rei Abacaxi com suas ações contra corrupção lá no site, concluindo que a identidade do meliante não era Juniorbf41 e na verdade, era Matheus de Sousa Lopes (Investigador2097), um célebre vândalo da Wikipédia e inimigo de longa data de Clock nos tempos pré-wiki. Seus motivos eram vingança, explicados em um tópico no fórum do Universo Ben 10 o qual é desacreditado por Fem Penta e JokerLeo, mas no fim se descobriu ser verdade[4]. Rei Abacaxi III responde a mensagem de Artuaii, o incentivando a fazer o que prometeu.[5]. Além disso, Juniorbf41 realmente estava envolvido no esquema, porém ele não era o Rei Abacaxi em si, mas sim um tipo de mensageiro, sendo aliciado por Matheus para atacar a Wikipédia e avisar a Clock cada vez que uma conta de Matheus atacasse. Ele fez uma investigação na Wikipédia junto ao burocrata e steward brasileiro RadiX (que também atuou ativamente nas investigações contra Matheus) e junto ao administrador e checkuser brasileiro Marcelo Victor, onde foi descoberta a real aliciação de Junior por Matheus via Slack, o que configura meatpuppetry e compromissão de conta. Assim, Junior foi bloqueado globalmente na Wikipédia e incluído na lista negra de criadores de contas múltiplas do local.[6]

No dia 23, Rei Abacaxi IV aparece e ocasiona estragos, mas KockaAdmiralac aparece para ajudar e reverte suas ações. Ao mesmo tempo, Clock joga mais um argumento salientando a identidade e Abacaxi sendo Matheus, pois ele antes de sua vida no crime fazia piadas a respeito de uma ilusória autoridade Abacaxi, o que fazia pensar que aquilo era mesmo uma vingança dele. Neste dia, no chat, JokerLeo também conversa com uma conta Abacaxi no chat, sendo o primeiro a ter contato com um deles, e este anuncia mais uma vez seu intento de uma nova era no Universo Ben 10.[7]

O ataque final e descobertas

O ataque mais marcante do Rei Abacaxi foi quando sob a alcunha de Rei Abacaxi VIII, devido ao fato da sequência das contas (Rei Abacaxi V, Rei Abacaxi VI, e Rei Abacaxi VII) terem sido tomadas para pelo usuário Artuaii na tentativa de trollar os usuários, que acaba sendo mal sucedida; embora acabe por quase ganhar toda a punição do caso pois por um momento fez ClockWork217 pensar que Arth tinha feito tudo por diversão. Abacaxi VIII vandalizou pesadamente a Arquivos e passou por uma queda de braço contra o usuário que havia no mesmo dia se passado por ele, fazendo uma batalha épica na wiki. Arthur contatou os VSTF para ajudá-lo, e tentou contato com Fem Penta que acabou por fazer o mesmo junto com Ultragustavo25 na Central da Comunidade, o que acaba dando-lhe vantagem naquela onda de vandalismos. Em meio a tamanha luta, Artuaii ainda tenta fazer Abacaxi ver o errado em suas ações, mas é friamente ignorado[8]. Ao final, cansado da segunda denuncia, o VSTF acaba por bloquear globalmente Abacaxi, cessando todo o acontecido.

No dia seguinte, a Wikipédia sofre ataques de um usuário de nome Conde Abacaxi e foi combatido pelos administradores locais que ficaram alarmados. Aí, ClockWork aproveitou-se para descobrir a identidade do Abacaxi e acabou confirmando ser mesmo Matheus de Sousa Lopes[9] após um checkuser de Marcelo Victor, um dos algozes de Juniorbf41. Assim, de cara limpa, Rei Abacaxi foi descoberto e desde então mantém-se em exílio do Universo Ben 10.

Curiosidades

Caso Rei Abacaxi Ridicular

Versão satírica do caso.

  • Segundo uma versão ridicularizada do caso Rei Abacaxi, Artuaii seria a identidade do Rei Abacaxi que teria feito isso para trazer maior frescor a vida dos usuários do Universo Ben 10 por conta de um verão exaustivo, e só teria conseguido fazer seus feitos graças ao patrocínio de Entidade Sombria. O caso seria o motivo pela criação da era de Platina. Esta estória foi contada nesta própria página, no Universo Ben 10 Arquivos.
  • Depois disso, ainda, Juniorbf41 retornou de sua inatividade sob a conta Spy 10.00 e fez certos vandalismos a Arquivos. Ele, posteriormente, tentou desmentir a acusação de Clock dele ter sido aliciado por Matheus, mas acabou confessando que eles eram amigos e contou de como conversavam para Work217. Junto ao burocrata RadiX e ao verificador Marcelo Victor, Clock fez uma investigação e concluiu que o meatpuppetry (aliciamento de contas para vandalismo) era real, ocasionando o bloqueio global de Juniorbf41 e suas contas múltiplas na Wikipédia, pelo fato das contas serem comprometidas.
    • O aliciamento de Junior já havia sido confirmado por meio de uma delação de um certo vândalo da Wikipédia envolvido no esquema de aliciamento, por e-mail.
    • A atuação de Marcelo Victor na solução do Caso Rei Abacaxi e nas investigações contra Juniorbf41 fizeram com que Clock votasse a favor de sua reeleição para checkuser na Wikipédia.[10]
    • Junior até hoje encontra se com sua conta principal bloqueada na wikipédia assim como seu endereço ip.
    • Embora,tenha mentido sobre muitos fatos,a unica vez em que Junior e Matheus realmente interagiram foi no Slack onde Junior contou tudo que sabia sobre ambos os users e por que Armagedon e Nano eram a mesma pessoa,depois desse caso Junior nunca mais teve contato com Matheus,embora insistisse em dizer que ele era seu aliado e irira vandalizar todas as wikis inimigas as suas.

Referências

  1. Ataque de Matheus ao julgamento de ClockWork
  2. http://pt-br.ben10arquivos.wikia.com/wiki/ClockWork217?diff=prev&oldid=7649
  3. http://pt-br.ben10arquivos.wikia.com/wiki/Conversa:2470
  4. http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Conversa:286109
  5. http://pt-br.ben10arquivos.wikia.com/wiki/Especial:Contribui%C3%A7%C3%B5es/Rei_Abacaxi_III
  6. Contas aliciadas de Juniorbf41 na Wikipédia
  7. http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Conversa:286109
  8. http://pt-br.ben10arquivos.wikia.com/wiki/Conversa:2531
  9. https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Pedidos_a_verificadores#Conde_Abacaxi
  10. Reeleição de Marcelo Victor na Wikipédia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.