FANDOM

A Ben 10 Fanfiction foi a principal wiki brasileira utilizada para o armazenamento de conteúdo fanfiction de Ben 10 e outras séries. Foi criada por Caio1478 como um de seus projetos durante a ditadura, com o intuito de entreter a comunidade do Planeta Ben 10, sendo que na verdade, seu nome e visual foram plageados da wiki americana homônima. Juntamente com o Planeta Ben 10, era um dos orgulhos de Caio, que considerava as duas wikis seus maiores projetos.

Era um grande sucesso na época, sendo referência no armazenamento de fanfics e chegando a contar com mais de dois mil artigos em seu auge, mas tudo mudou com a Revolução Anon, a derrubada de Caio e a instauração da Era de Ouro, quando ocorreu a criação da Universo Ben 10 Fanfiction, criada para desvincular de vez a wiki da ditadura (afinal, a wiki foi um dos maiores projetos de Caio em sua gestão), e para evitar que Caio pudesse ter algum poder novamente caso voltasse.

A wiki foi quebrando aos poucos, com os usuários migrando para a nova wiki após uma intensa campanha feita pelo Alto Conselho. Aos poucos, a wiki ficou repleta de usuários aleatórios e anônimos que passaram a criar fanfics de baixíssima qualidade no local (provavelmente devido ao desconhecimento da nova wiki de fanfics), que chegou a ficar quase um ano (em 2015) sem qualquer tipo de edição de usuário registrado, até quebrar definitivamente, menos de um ano após tornar-se obsoleta. Em meados de 2017, foi "revivida" durante a Primavera Juvenil, graças ao vândalo Juniorbf41, que tentou incentivar o único editor de lá, Armatu15, a ir para o Universo Ben 10 Fanfiction.

No dia 5 de abril de 2018, Armatu finalmente concorda em migrar para o Universo Ben 10 Fanfiction, deixando a Ben 10 Fanfiction efetivamente abandonada. Em 11 de junho do mesmo ano, a wiki acabou definitivamente fechada e seu link foi transformado em um redirecionamento para a wiki Universo Ben 10 Fanfiction.

 História

Ditadura1478 - Concorrentes e Caso VinhoGiles

Foi fundada as 15h15 do dia 5 de Julho de 2011 por Caio1478. Rapidamente tornou-se um sucesso entre os usuários, que podiam colocar suas fanfictions ali. Os usuários da wiki Fanfiction eram atingidos pela ditadura, pois o Ditador proibia que wikis exclusivas para uma fanfiction fossem criadas. Um exemplo disso foi a wiki da fanfic de Herbet de Jesus Ferreira, que foi atacada por usuários a mando do Caio por ser uma wiki concorrente.

Em 30 de Outubro de 2011, VinhoGiles registra-se na Wikia para divulgar sua fanfic, Ben 10: Força Máxima juntamente com seu amigo Chad Decker que criou Ben 10: Ordem Universal. O administrador da wiki, Armatu15, leu a fanfic e a elogiou. Por isso o nomeou como moderador, mas teve o cargo retirado por Caio1478, que disse que ele era pouco conhecido, um novato. Tudo piora quando Jake753 resolveu copiar Ben 10: Ordem Universal criando Ben 10: Growthe Alien. Vinho ficou furioso com o plágio, branqueou a página e colocou que a fanfic seria um plágio de Ordem Universal. Jake fez o mesmo. Denunciou-o para Caio1478, que disse que nada poderia fazer pois nenhuma regra proibia plágio. Revoltado, Vinho xingou Caio publicamente e foi bloqueado por 3 meses. Hoje, encontra-se desbloqueado, mas isso foi um dos motivos pelos quais Vinho teve a ideia de organizar a Revolução Anon.

Ataques de Março

Durante os ataques, a wiki Ben 10 Fanfiction ficou sob ameaça da equipe de M-A Comandante de Tropa, ligada ao grupo Hail Hydra (e tudo secretamente arquitetado por ClockWork217). Diversas fanfics foram vandalizadas pelo Comandante[1], por PikaTroll[2] e pelo spambot Hyundai Veloster. O Comandante faz ameaças no mural de Enormossauro Supremo exigindo a rendição dos Administradores sob ameaça de "um ataque em massa" e exige que ele e os usuários venham ao chat da wiki, que por muito tempo foi usada como base oficial do grupo Hail Hydra até a criação da Wiki Hydras durante a Era de Ouro.[3]

Os usuários, acompanhados de Enormossauro e Caio1478, foram ao chat da Ben 10 Fanfiction. Ali, M-A Comandante de Tropa fala seus propositos a Enormossauro Supremo e a Caio1478: uma "missão politica" de renovação na Administração que seria feita por meio de ataques em massa e spambots que parariam apenas com a rendição dos administradores Caio1478 e Enormossauro Supremo. M-A Comandante ainda mencionou trabalhar a mando de um certo grupo e que seguia ordens de seu mestre, mas todos acharam que ele estaria falando dos M-As ou de Morre Artuaii, mas sua equipe não tinha nada a ver com a equipe real dos M-A.

De repente, FFLLFL invade o chat da Ben 10 Fanfiction e se refere ao M-A Comandante de Tropa como "mestre" e "supremo Comandante". PikaTroll e Hyundai Veloster xingam Caio1478, que imediatamente bloqueia o Comandante por infinito. Todos os soldados são banidos do chat e os ataques aparentemente param, por enquanto. M-A Comandante de Tropa chama todos para o chat da Wiki Terra dos Morra (uma base alternativa para a tropa) e continua dizendo que vai atacar, Enormossauro Supremo cogita fazer um plano de contra-ataque com a ajuda dos usuários. Os ataques cessam misteriosamente, no dia seguinte.

Caso Nanomech217

Erick x Clock

Clock tentando se promover utilizando a conta de Erick em ataque ao chat da wiki.

Durante o pedido de desbloqueio de Nanomech217, ele pediu ao amigo Nalgsp que o ajudasse, criando a conta Nanomech21 para entrar no chat e pedir ajuda. A conta foi criada, mas foi banida do chat, o tempo de bloqueio de Nano foi aumentado e Nalgsp traiu Nano, acusando-o de ameaçar hackeá-lo. Nano sempre negou tudo e Nalgsp nunca foi responsabilizado por isso.

Depois disso, Nano tentou criar um caos para se promover, ao usar a conta Regenado, ligada ao grupo Hail Hydra, e a conta hackeada de Erick lucius felix para provocar ataques no chat, mas de nada adiantou.

Era de Ouro - Revolução Anon e falência

Assim que a Revolução Anon foi executada e Caio1478 derrubado, Entidade Sombria e VinhoGiles decidiram em como administrar o sistema de wikis existente (Universo Ben 10, Ben 10 Fanfiction e Ben 10 Respostas). Foi concordado que a wiki de respostas era desnecessária e o foco dos dois deveria ser no UB10. Caio, após uma tensa negociação, acordou com os dois Burocratas em cuidar da Ben 10 Fanfiction. Logo após, ele foi bloqueado pela Wikia Staff novamente e não podia voltar, já que sua conta principal, que havia criado a wiki, estava bloqueada e ele havia ameaçado ES e Vinho recentemente. A Wiki permaneceu quase que abandonada nesse período.

Com o passar dos meses, Entidade e Vinho passaram a ter uma visão mais inclusiva, querendo integrar a antiga Ben 10 Fanfiction ao Universo Ben 10. Isto seria bastante fácil, uma vez que ES era burocrata de lá. Porém, havia boatos de que o bloqueio de Caio duraria um ano, e após isso ele retomaria o controle sobre as wikis que fundou. Por segurança, os dois fundaram o Universo Ben 10 Fanfiction, o que definitivamente quebrou a Ben 10 Fanfiction. Usuários iam embora e migravam para a Universo Ben 10, outros migravam suas fanfics para a nova wiki e os IPs que editavam por ali criavam contas para iniciar uma nova vida na Wikia. Outros usuários migraram para outras wikis ou criaram outras wikis para administrar. A Diáspora foi um dos motivos para o crescimento da wiki na Era de Ouro: usuários migravam e com isso a quantidade de usuários aumentava. Leviny colocou uma mensagem anunciando a nova wiki.

Com a Diáspora, semanas depois a Ben 10 Fanfiction faliu. Apenas IPs e o usuário Cleiton Henrique editam na wiki com fanfics precárias. A wiki tornou-se completamente fracassada, falida e obsoleta. Atualmente o que restou de sua página inicial foi uma mensagem deixada por ClockWork217, o antigo Nanomech, que convida os editores da wiki a saírem na Diáspora e abandonar a wiki.

Era de Bronze

B10FFAtualmente

Situação atual da Ben 10 Fanfiction.

Em janeiro de 2015, a wiki quebrou definitivamente, seu dominio foi transferido ao Universo Ben 10 Fanfiction e foi abandonada de vez. VinhoGilez abriu uma discussão em janeiro sobre o futuro da wiki antiga http://pt-br.ben10.wikia.com/wiki/Conversa:253233?_ga=2.215372183.1470763374.1528035758-1648372396.1526908914 Atualmente apenas IPs editam seu dominio atual, pt-br.ben10-fanfiction.wikia.com. O domínio antigo da wiki ficou ativo depois de 2015, a wiki não foi fechada como tudo indicava. Repentinamente m dezembro de 2016, Armatu15 volta a adicionar páginas e fazer edições continuamente.

Era de Platina

Mural de mensaegns de Armatu15 em 2017
Armatu15 (usário desde setembro de 2011) continuou usando a wiki como um "site pessoal" tendo suas contribuições até fevereiro de 2017, retorno em Outubro até 2 de novembro de 2017. Artuaii e JuniorBF enviaram mensagens insentivando Armatu15 á migrar suas histórias e continuá-las na nova wiki, porém
Conversa com Armatu15
nunca respondeu as mensagens.

Após outra pausa, suas últimas edições foram de 26 de fevereiro até 19 de março de 2018. Querempaz (colega da época 2011/2012 da wiki de Armatu 15) mandou uma mensagem em 5 de Abril de 2018 para Armatu15 na Universo Ben 10 wiki, sobre as novas páginas e histórias de Armatu 15 e sugerindo-o mover suas histórias para a Universo Ben 10 Fanfiction e uma possível exclusão definitiva da wiki antiga.

Armatu 15 se mostrou positivo em suas respostas. Querempaz republicou todas as página de Armatu15 na Universo Ben 10 Fanfiction sendo elas em torno de 100.

Ainda no período de Abril, Querempaz entrou em contato com JunJuniorbf pelo Facebook para discutir se a wiki deveria ser excluida, ambos concordaram. Juniorbf é conhecido por ser um ex vandalo e nessa wiki antiga ele alterava e tentava reviver algumas histórias, sua ultima edição foi em 15 de Maio sua conta foi bloqueada globalmente por motivos desconhecidos após transferi-la pra Gabriel Fernando e os staffs não investigaram seu facebook foi desativado temporariamente. A wiki foi definitivamente fechada 11 de jun de 2018 agora redirecionando para a atual wiki.

Referências

  1. Ataque de M-A Comandante de Tropa
  2. Ataque de PikaTroll
  3. Ameaças de M-A Comandante de Tropa no mural de ES

Curiosidades

  • O único registrado que ainda edita a wiki se chama Cleiton Henrique.