FANDOM


Universo Ben 10 (conhecido também por Ben 10 Wiki e abreviado como UB10) é uma enciclopédia colaborativa que abriga um vasto conteúdo da Franquia Ben 10 em língua portuguesa, sendo uma das várias wikis da rede de hospedagem Wikia. Por muito tempo, a comunidade benática do UB10 foi uma potência da rede Wikia brasileira em questão de número de usuários e popularidade: em 2014, teve uma média de 103 usuários ativos por mês[1].

Fundada por José Pedro em meados de 2008[2], a Ben 10 Wiki até hoje possui muitos contribuidores ativos e vários usuários online praticamente o tempo inteiro no chat. Sua equipe administrativa está sempre sofrendo alterações para atender cada vez melhor às necessidades da comunidade, mas nem por isso o UB10 esteve livre de conflitos e discussões entre os usuários. [...]

Nova história

Pré-Comunidade

A Ben 10 Wiki é criada e dá os primeiros passos ao lado do fundador José Pedro, que cria suas primeiras páginas. Após permanecer de Fevereiro a Dezembro de 2008, José abandona a wiki e ela passa por um período sem administração, à mercê de anônimos e vandalismos. Em 2009, Salada22 chega à wiki e faz importantes contribuições contra o vandalismo. Fora ele, poucos ou nenhum usuário foi registrado na época. Logo, em meados de 2010, Artuaii começa a editar em anonimato.

Era Comunitária

Uma verdadeira comunidade começa a tomar forma. Artuaii (já registrado) e alguns dos primeiros usuários, como Fused31 e Marcelo Fernandes Roma iniciam uma administração não-oficial e a ajudam na criação de páginas, também lutando contra o vandalismo. Quando surge um usuário chamado Caio1478, Artuaii entra em conflito de edições; Alguns meses depois, Caio faz uma proposta para os dois virarem administradores e burocratas da Ben 10 Wiki. No dia 2 de Julho, Artuaii é promovido a burocrata; no dia 4 de Julho, Caio1478 é promovido também, e a wiki retorna a ter uma administração ativa. Caio muda o design da wiki, atualiza MediaWikis e melhora o ambiente; enquanto isso, usuários como Cyber eco, Yokutopus, Zé Luiz e Garoto legal dão as caras pela primeira vez, durante a Explosão de Novos Usuários. No dia 31 de Julho, Caio1478 fica inativo na wiki por motivos desconhecidos. No dia 7 de Agosto ele retorna, e no dia 8 de Setembro ele muda o visual da wiki (possivelmente para o mesmo da Ben 10 Planet na época).

Ditadura1478

WikiEm2011.png

Planeta Ben 10 durante a Ditadura1478

Caio1478 retorna de sua inatividade já tomando decisões sem a concordância de Artuaii, assim como também banindo usuários por nenhuma razão e até fingindo ser o Fundador Substituto da wiki. Inicia-se a era totalitária; A wiki agora é Planeta Ben 10, governada pela administração abusiva de Caio. Com novos visuais (copiados da Ben 10 Planet), o Planeta Ben 10 emerge rapidamente com novos usuários e vários conflitos: surgem os M-As, que querem se vingar de Artuaii.

Além disso, há a chegada de Enormossauro SupremoVinhoGilesNecrofriggiano e vários outros usuários. Com o bloqueio de VinhoGiles, houve a abertura para os ideais da Revolução Anon, um grande passo para expulsar Caio1478 da wiki e inaugurar uma nova era.

Era de Ouro

Depois que a Revolução é concluída, a wiki ainda enfrenta dois ataques de Caio1478. Após isso, Enormossauro Supremo cria o Alto Conselho e várias outras organizações da administração no dia 17 de Julho, e no mesmo dia a wiki muda de nome de Planeta Ben 10 para Universo Ben 10.

Com a Rebelião do Ventre, os M-As formaram uma suposta aliança com o Universo Ben 10, graças a M-A Comandante. Com isso, insatisfeitos insurgiram - tais como os BWD - além de o próprio Morre-Artuaii, renegado de seu próprio grupo, buscando esforços de Edward4200 para se vingar de Artuaii e de seu site, com o grupo Os Mijai. Após muito confrontos enfrentados principalmente por VinhoGiles e Enormossauro Supremo, eles descobrem que todos eles na realidade são Artuaii, por motivos que com o tempo foram se explicando. O segredo é mantido, pois os M-As (que já haviam feito um tratado de paz com a wiki) poderiam ser úteis para amedrontar outros inimigos (talvez Caio1478, numa futura tentativa de retorno). 

Alto-Declínio

Alguns meses depois, VinhoGiles passa a desafiar e discutir várias vezes com Enormossauro Supremo, causando vários conflitos no Alto Conselho e na wiki em geral, sendo o ápice conhecido como Levantes de FevereiroEnormossauro Supremo fica ausente por meses, permitindo que Herotaku transforme o Universo Ben 10 em um caos. Depois de uma reconciliação, Herotaku sai da wiki definitivamente; Enormossauro SupremoNecrofriggiano e Zé Luiz assumem o Alto Conselho.

Era de Prata

ES, Necro e Zé Luiz formam o novo conselho e a wiki tem o Leviny como administrador, que muda o design e ajuda no desenvolvimento do OmniProject. Com isso, a wiki tem uma melhora desde o clima pesado dos Levantes.

Após a confusão do Caso Blue Label, VinhoGiles retorna à wiki e consegue reconquistar seu lugar no Alto Conselho. Assim, o  OmniProject sofre uma melhora significativa com sua versão 2.0. Uma possível revolução na The Sims Wiki com a ajuda dos usuários é iniciada; o Alto Conselho sofre mais uma alteração com a saída de Ball Weevil55. Assim, por alguns meses, a wiki é liderada por Entidade Sombria e VinhoGiles.

Também é revelado que Smallview era na verdade um espião de Herbet de Jesus Ferreira em mais um episódio do conflito contra o The Ultimate Blogger. Mais tarde, o Alto Conselho muda de nome para Conselho Administrativo, os usuários organizam revoltas contra o conselho, dando início aos Levantes de Janeiro. Leviny (que antes havia sido bloqueado) retorna em uma nova conta, The Amazing Joker, o que ficou conhecido como o Caso Joker. VinhoGiles escreve o Manifesto do Conselho Administrativo e pouco a pouco os problemas são resolvidos.

Algum tempo depois, por motivos pessoais, Entidade Sombria saiu da administração e assim, VinhoGiles decidiu dissolver o Conselho Administrativo para manter a wiki com um sistema normal de administração e promovendo Leviny a substituto de ES. Os usuários fizeram pressão para a legalização dos palavrões no chat, a qual Vinho passou algum tempo para decidir se realmente iria liberá-los. Após passar por problemas pessoais e de se irritar com os usuários, VinhoGiles decide abandonar a wiki e deixá-la nas mãos de Leviny.

Governo Leviniano

Leviny logo promove The Superior B a burocrata e aparelha a administração com os demais levinianos, liberando os palavrões e zoeiras no chat, o que pouco a pouco foi afastando os usuários da wiki. VinhoGiles retorna a wiki com um plano para desfazer o cenário destrutivo: o Sequestro do Undertown, que acabou não dando certo. The Superior B decide sair da wiki juntamente com Leviny, e promove SirRandoso a burocrata. A wiki logo sofre com a Diáspora. O Conselho, que várias vezes foi alvo de ataque de Random, agora é a única alternativa do mesmo para restaurar a wiki cada vez mais decadente, mas o plano não teve sucesso.

Era de Bronze

Gabriel Fernando é promovido a burocrata e tenta evitar o fim da wiki, buscando ao máximo chamar os usuários inativos de volta. Assim, VinhoGiles, Entidade Sombria e Artuaii retornam; pouco a pouco a wiki se recupera. O Conselho Administrativo é reestabelecido por BlazeX1, Gabriel Fernando e MegawX; esse último permanece pouco tempo e renuncia, dando lugar a Entidade Sombria.

VinhoGiles retorna à administração para ajudar a wiki em matéria de design e códigos, mas a equipe sofre cada vez mais com as frequentes discussões de Gabriel Fernando, BlazeX1 e Ichidaisy. Após sofrer pressão administrativa, GF renuncia e dá o seu lugar no Conselho a VinhoGiles. ES e VG passam a liderar a wiki por mais algum tempo, mas após um certo período de inatividade, os dois decidem eleger sucessores para liderar a wiki: Ichidaisy é promovido a burocrata e Gabriel Fernando retorna à administração.

...

Era de Platina

...

Usuários

Durante todas as eras e acontecimentos, o Universo Ben 10 esteve rodeado de vários usuários, e a todo tempo recebendo mais novatos que acabaram se tornando grandes editores e administradores.

Ver anexo: Lista de Usuários do Universo Ben 10

Administração

A administração do Universo Ben 10 já sofreu diversas alterações ao longo do tempo.

Ver anexo: Magistrados do Universo Ben 10

Nomes

Ben 10 Wiki

O nome oficial da wiki, dado quando ela foi criada por José Pedro (2008 - 2011).

Planeta Ben 10

Com a Ditadura1478, Ben 10 Wiki passa a ser Planeta Ben 10, nome traduzido do Ben 10 Planet. (2011 - 2012)

Universo Ben 10 (atual)

A Revolução Anon expulsa Caio1478, o que provoca uma reforma geral trazendo um novo nome, Universo Ben 10 (2012 - atual).

Omnipédia (descontinuado)

Em fevereiro de 2014, VinhoGiles apresentou uma proposta de mudança de nome ao Universo Ben 10, mesmo sem reais motivos além da atualização estética e visual do site. A wiki se chamaria Omnipédia. Foram feitas votações e debates sobre a mudança, que foi pouco a pouco sendo aceita pelos usuários. De última hora, VinhoGiles mudou de ideia e desistiu da mudança, fazendo prevalecer Universo Ben 10 como o nome oficial da wiki até hoje.

Principais Conflitos

Logotipos

Referências

  1. Balanço de Usuários na Wikia, em 2014
  2. Contribuições de José Pedro
REDE WIKIA
Central da ComunidadeCommunity Central
UNIVERSO BEN 10's Universo Ben 10Universo Ben 10 FanfictionUniverso Ben 10 Arquivos
PARCEIROS The Sims WikiWiki NarutoPhineas e Ferb WikiNarutopédiaHora de Aventura WikiThe Walking Dead Wiki
BEN 10 Universo Ben 10Ben 10 PlanetBen 10 Wiki (ES)Ben 10 Wiki (PL)
RELACIONADAS Nóia TrollWiki Os M-AWiki Os HUA (M-A)Wiki Os Novos M-AWiki HydrasWiki Cavaleiros NegrosNecropédiaArtuaiipédiaWiki SupermaWiki Space Group oficialSpace Group Wiki • • PokepédiaWiki FestasVinhoGiles WikiLeviny WikiRehoen Go! WikiBen 10 Creating Fans WikiBen 10 Fusões Wiki

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória