FANDOM


Esta página diz respeito a uma obra escrita do usuário de 2011/2012, Artuaii, cujo nome verdadeiro é certo como Arthur L. Neto (obviamente com o sobrenome preservado). Assim, seu conteúdo é oficial como registro de sua ótica quanto aos acontecimentos, de valor real apenas como demarcação de uma fase de sua vida imortalizada no Universo Ben 10 Arquivos.

Anteriormente à Wikia

Arthur foi um dos jovens que no dia 3 de Novembro de 2006 testemunhou a reprise da estreia da nova série sobre extraterrestres lançada no Brasil, devido a acompanhar as atividades do canal Cartoon Network, portanto suas propagandas. Ben 10 seria um projeto de entretenimento infantil aonde o protagonista, "Ben Tennyson", teria a seu acesso um arsenal de dez alienígenas, graças a um relógio espacial denominado "Omnitrix". Logo, este seria o ponto alto do seriado; algo que pessoalmente, o garoto desdenhava. A tarde daquele sábado foi ao contrário das expectativas antes tidas, vivida com seu melhor amigo. Em outras palavras, foi esplendida. "Mas, aquilo era nada perto de Duelo Xaolin."

Este pensamento com o tempo acabou, cada dia mais, se tornando distante. Arthur passou a agregar Ben 10 a sua grade de programações e seu enredo se tornou gradualmente pauta de inúmeras conversas com sua família e conhecidos, fazendo a série evoluir o seu valor. Quando chegou ao topo da lista de seus desenhos favoritos, o guri já estava mudado. Prova foi que após este evento, a obra serviu, para ele, de exemplo; tentando replicá-la em sua arte conceitual e tramas desenvolvendo assim talentos até então inexplorados. Foi a partir daí que começou a se envolver com a arte do desenhar, como exemplo.

Aproximadamente no início de 2008, L. Neto descobre que a animação havia chegado ao mercado em diversas formas: rótulo de refrigerantes (graças a empresa Brasil Kirin, que fabrica até hoje os "mini-schins"), sorvetes de limão ao leite (produtora desconhecida), e muitas revistas recheadas de informações e action poses (muitas delas da editora On Line); o que acabou fez consequentemente os olhos daquele garoto brilharem; muito. Logo, uma espécie de compulsão nasceu em Arthur, que o fez ficar popularmente conhecido como "benático" de carteirinha. Buscava em revistarias, mercados, e muitos outros pontos de varejo tudo o que podia comprar; tendo como limite apenas a situação economia e especialmente a paciência de seus familiares, que investiam naquela época em seu consumismo. Puramente, sob o intuito de querer saciar sua nova meta de querer aprender tudo sobre Ben 10.

No mês de Abril, crente de já ter em sua mente conhecimentos suficientes, se inspira a inaugurar sua própria série aos moldes da modelo com o título de "12 Heroins", se colocando como protagonista: algo amador, mas também inovador para sua vida já que era sua primeira criação. Apesar dos reveses, muita dedicação foi empreendida naquele projeto; se tornando motivo de orgulho e auto-respeito, já que a ideia de usar o Microsoft PowerPoint para criar uma animação de TV (um de seus sonhos de criança) era acreditada por si como "genial". Apesar que muitas das tentativas de promoção da mesma foram frustradas, pois não era assim tão boa quanto se imaginava. E a cada episódio, o universo da mesma ia se tornando cada vez mais complexo; e ganhava pitadas de muitas outras criações, pois houve constantes plágios e participações especiais de personagens de outros seriados na evolução da mesma.

O apogeu da fase "gosto de Ben 10" ocorreu no segundo semestre, paralelo a popularização da Internet entre a população de sua cidade, ainda neste mesmo ano. Muitas conquistas no mundo real haviam acontecido em sua vida a este determinado assunto, sendo a maior a finalização do primeiro álbum do seriado, após ter conseguido todos os trezentos e dezesseis cromos a ele existentes. Todavia, um outro mundo o convidava através de muitos sugestionamentos que a Cartoon proporcionava em sua publicidade: a World Wide Web (em outras palavras, a Internet). Que parecia muito mais atrativo que o seu, especialmente devido a muitos contrangimentos que frente a pessoas o garoto, por sua preferência diferenciada, passou. Felizmente, seu melhor amigo um dia de fim de semana o convida para conhecer DNALab: um jogo online que com muita interatividade, contanto com uma jogada de marketing, dava ao jogador o poder de realizar misturas híbridas dos extraterrestres de Tennyson, mostradas posteriormente em PDF para apreciação. Um ponto favorável a rede, pois o guri já estará perfeitamente encantado. Este evento progressivamente serve de razão para motivar sua genetriz a instalar tal conexão em sua própria residência, algo que se é realizado no ano posterior.


Uma vez em contato com a web, já em 2009, Arthur se tornou um ávido investigador de Ben 10 em todas as extensões que o Google lhe permitia. Dentre os sites que mais visitava, vale salientar o wwww.ben10.net.com (hoje fechado), o Blogger - especialmente o blog, Games Ben 10 - e alguns outros sites pagos, conforme ia encontrando em suas pesquisas. Obviamente nos tempos em que esteve online jogou muitos "games" diferentes, a maioria deles relacionados a sua série preferida, como To the Rescue, Ben!, Critical Impact, Krakken Attack ou Ben 10: Battle Ready. E dentre o quê fazia para passar o tempo, colecionava vários arquivos gráficos tomando grande parte do espaço de seu disco rígido para formular uma vasta galeria de imagens.

Com o avançar do tempo, algumas novidades foram inseridas na franquia, em especial por causa do lançamento da sequência Ben 10: Força Alienígena. Consequentemente, alguns jogos foram criados, mas o que mais chamou a atenção de L.Neto foi o Game Creator, sendo de longe o mais acessado e com maior frequência - todo o fim de semana - por causa do quanto amou sua funcionalidade livre.

Já próximo ao final desta década, para o jovem, a Web já havia sido completamente desbravada. Por isso que começou a não se satisfazer em ser apenas um mero expectador de uma comunidade de fãs, mesmo com um certo medo de expor-se com seu nome e seu endereço IP, aspirando ser tão ativo quanto aos que já eram presentes em vários sites, que a sua ótica estavam lá em uma "luta" para dar divulgação ao seriado. Demora pouco para que comece a experimentar o novo, criando contas em vários lugares, embora nem sempre por conta de sua conexão ou do provedor do website conseguia torná-las realidade. No mês de março de 2010, ele anonimamente acessa a Wikipedia no intuito de enriquecer seu conteúdo, editando existentes com sua prosaica escrita, "melhorando como podia", até a criação de sua primeira página: "Cromático (Ben 10)". Uma lástima, pois foi cruelmente apagada por Leandromartinez. Após isto, passou a querer revidar atacando o domínio com falsas informações: baseando-se em outros que assim faziam.


Um pouco antes, de volta à dezembro de 2009, recebeu de natal seis bonecos "pirateados" de seu avô comprados em um camelódromo; um outro marco para sua história, já que se inspirou a seguir uma coleção na expectativa de ter todas as figuras de ação disponíveis dos "aliens do Ben". Ao final, consegue vinte e três bonecos - mais de oitenta e cinco porcento falsificados, devido a falta de oferta dos oficiais legitimamente produzidos pela Bandai.

Segundo semestre de 2010

Meados de agosto, 2010, interior de São Paulo. Apesar de estar viajando, o garoto de idade de doze anos, Arthur L. Neto, estava completamente entediado, tendo a sua disposição apenas um laptop. Para sanar, assim, esta sensação, concorda em abrir a Wikipedia, promovendo boatos baseados em sua espécie de "fanfic" (que a esta altura já havia se tornado uma franquia de tão ampla) na esperança de que alguém is lesse, se interessasse, e acabasse criando uma situação que em seu lúdico chamasse a atenção da equipe de produção que, uma vez "impressionados o dariam oportunidade de se juntar ao clã por sua criatividade" (ideia do momento). Embora, obviamente, tal ação foi revertida. No entanto, ainda insatisfeito, migra para um site parecido, o qual se lembrava de um dia ter visitado no passado, e até mesmo criado uma conta a qual mal se lembrava a senha: Commander Alien X. A Wikia. No exato local aonde havia acessado antes, o guri busca entender as diretrizes e os "comos" relativos ao sistema da Wikia, para lá poder pôr em prática sua predisposição antiga: realizar algo na web por sua animação favorita. Sem "se envolver com burocracias" (no caso, se registrar). Infelizmente, devido a presença de outros utilizadores e também administradores, suas ações voltaram a se tornar anuladas.

Primeira edição de Artuaii

"Print" da primeira edição de Artuaii, Ben 10 Wiki.

Logo graças a página "Home", elaborada por Benfutbol10, Arth encontra um link para a versão lusófona daquele espaço (também antes vista) de nome, Ben 10 Wiki. Pela ausência de atividade - já que os únicos utilizadores que pisaram lá (Salada22, Ferb31, Juanben10, ...) estavam desaparecidos - o menino se achou no direito de agir lá como bem quisesse. E assim o fez em pleno dia 14, se dedicando ao máximo para promover uma revolução lá, pois ao seu ver todas as contribuições feitas até então deixavam aquele ambiente completamente desconexo e desarmônico, ainda usando tudo o que outros haviam deixado, com bons resultados. Apesar de agir muito, uma vez que considerava a Wikipedia como base principal e até mesmo obrigatória de tudo o que existia, não via nada de errado em copiar e colar seus textos naquela wiki (não sendo, assim, original - apesar de ter tentado realmente escrever algo em sua primeira edição; fracassado depois de horas em branco).

A experiência foi tão ótima que resolveu levar para sua vida cotidiana, e lá após tentativas em vão de se registrar - encorajado pelo sonho de dar um fim a galeria que ajuntou em seus tempos na web - solidifica-se com o "nickname", Artuaii (um auto-apelido que se deu em seu colégio, em meados daquele ano, por conta de um bordão mineiro que usou: "uai", após suas frases; que tirou logo após alguns vexatórios). Logo, Arth começa a produzir, batendo recordes de edição contínuos na pt.ben10 sem ao menos perceber. Na es.ben10, por outro lado, focou-se mais em fazer incontáveis uploads com tudo o que tinha a oferecer, agregando-os às galerias das páginas, sendo muitos "fanarts", e alguns de sua própria autoria. Isso instiga um usuário a fazer o primeiro contato com o garoto, sendo ele Cannonbolt13; que foi devidamente respondido na "página de discussão" de Artuaii.


Ao ir explorando mais a wiki, o novato descobre também a existência de um fundador de nome José Pedro que imperiosamente deixou em sua página de usuário uma mensagem afirmando que era o dono da wiki, e ninguém deveria editá-la sem sua autorização. Este foi o primeiro obstáculo na história "wikiana" do garoto, de classificação moral, pois ao ler isto passou a ver-se como um infrator, e temeu no primeiro mês por um dia ser punido por suas edições.

Swampfire, Gwen 10; por Cheddarhero

Avatar marcante para a época.

Infelizmente um lado promíscuo do garoto paralelamente começa a se acentuar, quando ele começa a conhecer pouco-a-pouco, inocentemente, as impurezas da internet. Já em meados de Setembro, o jovem acaba por receber de Benfutbol10 seu primeiro e merecido bloqueio. O que aconteceu foi que naquele dia, de madrugada, já cansado de tanto estudar os "infoboxes" da Ben 10 espanhola, Arthur volta-se para obras artísticas do site DevinArt, referentes as personagens da animação, Total Drama, e também a "Gwen Tennyson", e acaba conhecendo mais sobre a anatomia feminina. Assim, inspirado, decide testar seus novos conhecimentos os reproduzindo em um desenho no Microsoft Paint, criando uma espécie de "Friagem girl", apenas por descontração. E horas depois, já com muito sono, bobamente se auto-desafia a selecionar a criação no campo de envio de novos ficheiros da Ben 10 (wiki), ridiculamente enviando "sem querer". Foi assim que ele ficou um mês sem poder acessar aquele espaço.

Poucos dias depois, um novo ser surge na pt.ben10 disposto a ajudar, de nome Fused31 (sendo, possivelmente, o antigo Ferb31) contribuindo com material o qual justamente Artuaii mais valorizava: imagens. Fused aparece criando esboços para os primeiros episódios de Ben 10: Supremacia Alienígena, com muitas "screenshots" anexas; provavelmente motivado pela inexistência deste tipo de conteúdo até então. Artuaii, a princípio, desgostou (pois quebrava seu princípio de jamais adicionar informações ainda não anunciadas ou efetivadas em território brasileiro). Todavia, minutos depois começa a gostar do pensamento de ter um parceiro e começa a investir na cooperação sempre editando, "adaptando", as edições de Fused; havendo um significativo crescimento para a wiki neste período. 31 dura cerca de dois meses ativo, embora já no segundo muito menos presente do que no primeiro; mas ele foi apenas uma prévia da vasta quantidade de contatos que estariam por vir.


Finalmente, o bloqueio de Artuaii na Ben 10 (es) expira, fazendo-o automaticamente focar-se ao site de novo. Depois de importar da versão portuguesa muitas características arquetípicas daquela wiki, como "mini-bonecos" no formato GIF - naturalmente postos em artigos de categoria episódios ou ao lado do tópico "Aparições", enumerar as habilidades dos personagens em tópicos ou adicionar informações sobre FusionFall; o menino já estava com uma sensação de "dever cumprido" e justamente por ela decide largar, temporariamente, esta vida para investir em outra de suas aspirações com a web, que neste caso seria ser um artista virtual. Arthur acompanhava há muito tempo as atividades de muitos domínios que investiam no lúdico e apreciou seriamente um técnica conhecida como unpix (descoloração de "screenshots" ou fotos, para depois transformá-las em imagens simples digitais, facilmente mutáveis); e sempre acabará tentando a reproduzir por conta própria no Microsoft Paint, até adquirir uma certa maestria. No processo adquiriu alguns "ídolos", como Max do Benmax1999, e Gera32. Este, por sua vez, atuava na própria Ben 10 wiki. E como uma grande parcela da comunidade daquele tempo estava investindo neste tipo de trabalho, nada mais realista do que apostá-lo em seu próprio campo. E assim foi feito por ele, que divulgou suas "poses oficiais" inicialmente só nas páginas de novos ficheiros, depois em seu próprio perfil, e por fim em um blog. O primeiro usuário que lhe deu boas críticas foi o usuário OGAM 340, em sua página de discussão. Assim foi marcado o mês de Outubro, até este ritmo obter um "esfriamento" que fez com que Arth volta-se para a pt.ben10.

Frascos, naturais de Benmax1999 e Ben 10 Toys

Exemplar do tipo de frasco o qual os desenhos de Artuaii eram postos.

Ao retornar, ele se depara com um novo cenário: anônimos e Max Russo haviam feito suas edições. Aquilo dispara um comportamento autocrata em Artuaii que passa a comparar as edições de novatos a suas e concluir que eram "inferiores", portanto "dignas de uma revisão" (ato que sem perceber, fez com 31), fazendo-o seu gosto estético ser preponderante para aquela wikia, já dominada pelo rapaz.

Em suas pesquisas neste mesmo tempo, Arthur descobre muitas outras realidades na wikia sobre Ben 10, dentre elas a Wiki Serie Ben 10 - tradução idêntica da Ben 10 Planet, obra de Bielrugero. Aquilo era admirável, impressionante, que tira elogios do rapaz devido ao layout, organização, formalidade e ao uso perfeito das infobox (algo que, em especial, já havia tentado e fracassado antes); mas, também temores, pois segundo o que se podia influir da página inicial da Planet, a Serie Ben 10 já havia sido considerada a oficial lusófona em detrimento da Ben 10 Wiki.

Deste tempo em diante, uma competição havia sido declarada na mente de Artuaii. Todavia, ao mesmo tempo, Bielrugero sofre uma enorme quantidade de "roubo de textos e códigos" para a Ben 10 Wiki, já que o usuário criou uma ideologia de que - como fez com a Wikipedia - aquele conteúdo era pertencente originariamente a Ben 10 Planet ("a suprema Ben 10"), e portanto, poderia pertencer a qualquer wiki que seguisse esta mesma temática. Algo positivo sob óculos cor-de-rosa, pois fez do mês Novembro um período de modernização.

Um cômico acontecimento aconteceu no dia 19 de Novembro. Um usuário da Wiki Simpsons chamado Nalgsp oferece seus serviços através de uma mensagem formal a Arth. Ele faz referência a seu trabalho desde Maio do mesmo ano, esperando um "sim" como resposta. O jovem, por sua vez, fica desorientado por desacreditar que ele tinha alguma autoridade para dar-lhe uma resposta, crente de que se tratava de outra coisa. Como resultado final, Nal recebe a desconcertante resposta de que a Wiki Simpsons "já era grande", e que Artuaii só trabalhava com wikis pequenas. Um mal contato nítido.

Ao fim do ano, Artuaii viu-se dividindo espaço com muitos outros usuários que pouco a pouco passaram a querer também contribuir com a wiki, desordenadamente. Isso acaba ascendendo já que o mesmo nem sempre era presente, se bifurcando em grandes avanços, e depredações, que iam sendo reparadas com a presença de bons samaritanos ou então do próprio Arthur. Surge também as primeiras interações entre usuários vividas por L. Neto, via páginas de discussão, ocorrendo uma em especial em Dezembro entre ele e um anônimo que o ajudou a levantar uma página sobre a abertura de Supremacia Alienígena.

Primeiro semestre de 2011

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.